JMJ: Salesianos unidos à JMJ no Panamá e em Portugal

O “Panamá in Lisbon” e o “Panamá in Douro” permitiram, em Portugal, acompanhar num ambiente especial o programa dos dois últimos dias da Jornada Mundial da Juventude que decorreu no Panamá com o Papa Francisco.

Salesianos de Lisboa, sábado, 9h30. Começam a chegar os primeiros participantes do Panamá in Lisbon. “É aqui o Panamá?”, ouve-se. “Vamos ver em direto?”, perguntam alguns. Mais do que ver, durante os dias de atividade, pudemos experimentar o que é ser jovem e fazer parte da Igreja.

Catequeses, partilhas, dúvidas, momentos de grupo, missões de rua, oração, testemunhos, adoração, Jesus, Maria, Dom Bosco, união, espera, ansiedade, euforia. Tudo isto acompanhou os participantes e animadores. A manhã começou com uma (pro)vocação, Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra; seguiu-se uma tarde com os Jovens em Saída, pelo Jardim da Parada e da Estrela. Regressados à base, foi tempo de aprofundar em workshops as palavras ouvidas e repetidas nos últimos meses, os jovens, a fé, o discernimento vocacional. A noite seguiu em clima de animação, culminando com uma vigília de oração, enriquecida com testemunhos de jovens felizes na própria vocação: o serviço, o matrimónio e a consagração. Para os resistentes a Adoração ao Santíssimo Sacramento entrou pela madrugada dentro até às 03h00 da manhã.

No domingo foi tempo de partilha com a comunidade da paróquia de Santo Condestável que nos acolheu na Eucaristia dominical e de partida para o Parque das Nações. Juntámo-nos aos jovens do Patriarcado de Lisboa para ver em direto a Missa de Encerramento das JMJ 2019 e esperar pelo anúncio final.
Espera, ansiedade. O ecrã marcava 14h43, hora de Lisboa. Euforia. Festa. Aplausos. JMJ 2022 Lisboa!
Bem-vindos, jovens de todo o mundo. A todos o MJS abre os braços e o coração!

Leia também  "Sonho que todos aqueles que nos vejam possam dizer: 'Como se sentem felizes esses salesianos!'"

Em Gondomar, no Pavilhão Multiusos, os grupos dos Salesianos de Mirandela e das Salesianas de Arcozelo e de Paranhos da Beira uniram-se ao “Panamá in Douro”. Segundo a Agência Ecclesia, o encontro organizado pela Diocese do Porto juntou cerca de 2 mil jovens.

No Panamá, a acolher os jovens portugueses e os dois salesianos que os acompanharam, Pe. Sílvio Faria e Pe. Juan Freitas, esteve o sucessor de Dom Bosco, o Padre Ángel Fernández Artime. O grupo português foi recebido pelo Reitor-Mor no Instituto Dom Bosco da Cidade do Panamá, onde se reuniram os 2.500 jovens do Movimento Juvenil Salesiano vindos de 30 países que participaram no encontro com o Papa Francisco.

A vigília de oração na noite de sábado, dia 26, no Campo S. João Paulo II, juntou 600 mil pessoas que ouviram o Papa recordar São João Bosco, um dos Santos Patronos desta Jornada. A multidão aplaudiu várias passagens da intervenção do Papa, incluindo a referência ao fundador dos Salesianos. “É preciso olhar os jovens com os olhos de Deus e [S. João Bosco] assim o fez”, afirmou.

A vigília encerrou perante a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que percorreu o recinto em procissão. 

Texto: Pe. Luís Almeida, Salomé Fonseca e Pe. Juan Freitas

Artigos Relacionados