Faleceu D. Maurílio de Gouveia

A Província Portuguesa presta homenagem sentida a D. Maurílio de Gouveia, recordando-o como Pastor, benfeitor e amigo. D. Maurílio de Gouveia foi um insigne Salesiano Cooperador e grande amigo da Obra salesiana.

Conhecia os salesianos desde a juventude visitando os salesianos do Funchal então a iniciar a construção da Escola, afirmando em diversas ocasiões que a sua presença era uma bênção extraordinária de Deus para a juventude madeirense.

Aquando da visita das relíquias de Dom Bosco à Madeira, foi D. Maurílio quem presidiu à Eucaristia na Sé do Funchal.

No Patriarcado de Lisboa, como arcebispo de Mitilene, em representação do Cardeal Patriarca de Lisboa, presidiu a diversos eventos nas Oficinas de S. José, manifestando sempre grande satisfação por estar numa obra salesiana e no meio da juventude.

Quando tomou posse da Cátedra da Diocese de Évora, como Arcebispo Metropolitano, ao longo de mais de duas décadas, acompanhou, com o maior desvelo e carinho de Pastor solícito e atento, o desenvolvimento da obra salesiana de Évora.

Foi ele, no dizer do diretor de então, a personalidade eborense que mais defendeu e acompanhou a construção do novo edifício escolar que mais tarde seria por ele benzido em cerimónia solene na presença das mais altas figuras do Estado e da cidade, manifestando sempre um especial carinho pelo Oratório de São José, como então se chamava.

Muito deve a Congregação Salesiana a D. Maurílio de Gouveia.

A Província Portuguesa presta-lhe homenagem sentida recordando-o como Pastor, benfeitor e amigo.

D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia nasceu a 5 de agosto de 1932 em Santa Luzia, no Funchal; cumpriu a sua etapa vocacional no Seminário Diocesano do Funchal e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1955. Formou-se em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana e pós-graduou-se em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense. Aos 41 anos, foi nomeado pelo Papa Paulo VI bispo titular de Sabiona e bispo auxiliar de Lisboa. Quatro anos mais tarde, a 21 de maio de 1978, o bispo madeirense foi nomeado arcebispo titular de Mitilene, e a 17 de outubro de 1981, aos 49 anos de idade, o Papa João Paulo II nomeou-o arcebispo de Évora. A tomada de posse como arcebispo de Évora aconteceria três meses mais tarde, a 8 de dezembro de 1981, no dia da festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, padroeira principal de Portugal e da Arquidiocese de Évora. Faleceu no dia 19 de março de 2019, aos 86 anos de idade, na Madeira.

Artigos Relacionados