Presenças Salesianas celebram Festa de S. João Bosco

Não foi nos pátios cheios de alunos e de educadores, de música e de atividades, nem nas igrejas repletas de crianças, jovens e fiéis que se fez a festa de D. Bosco deste ano. Este ano, com o encerramento das escolas no dia 21 de janeiro decretado pelo Governo, a festa do Fundador dos Salesianos fez-se com alunos, educadores e salesianos à distância, que nas várias presenças prepararam alternativas às comemorações habituais.

Celebração da Palavra no Funchal

A única exceção aconteceu nos Salesianos do Funchal, na ilha da Madeira, onde o Governo da Região Autónoma resolveu manter abertas as escolas para os alunos do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, a escola realizou uma Celebração da Palavra, presidida pelo diretor, Pe. José Jorge. Foi uma celebração simples de oração e agradecimento a Deus pela pessoa e pelo exemplo de D. Bosco em que participaram em quatro momentos distintos os alunos dos vários anos. Os alunos do 3.º ciclo puderam assistir em casa a esta celebração, transmitida em direto pela Internet. Nos pátios, os alunos divididos em pequenos grupos, realizaram alguns jogos. Em casa, os alunos mais velhos participaram num jogo de perguntas e respostas sobre a vida de D. Bosco, através da plataforma Kahoot.

A manhã de festa terminou com uma largada de balões pelos céus da Madeira, com mensagens de cada um dos alunos, entregando-as à proteção de São João Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora.

“Bom dia” especial nos Salesianos de Lisboa

Também no dia 29 a comunidade educativa dos Salesianos de Lisboa viveu um momento simples, mas de grande comunhão, marcado por um “bom dia” especial, transmitido em direto, e que foi muito participado por alunos e famílias. Na véspera realizou-se a vigília de oração mensal “Rezar ao luar”, dedicada também a D. Bosco.

D. Joaquim Mendes preside à Eucaristia na igreja do Santo Condestável

No dia 31 de janeiro, dia litúrgico de São João Bosco, foi transmitida através da Internet a Eucaristia solene, a partir da paróquia de Santo Condestável, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, o salesiano D. Joaquim Mendes.

Ao longo de todo o mês de janeiro, nos “bons dias” diários e semanais e nos “Encontros com Dom Bosco”, a equipa da Pastoral de Lisboa centrou-se em apresentar a vida de Dom Bosco de forma variada e adaptada a cada ciclo de ensino. Nas redes sociais, mais concretamente no Instagram, foram pensadas e lançadas duas dinâmicas onde os alunos, familiares e seguidores poderiam ver em stories o “Sabias que…”: todos os dias da semana foram sendo reveladas algumas curiosidades sobre D. Bosco e ao fim de semana, em post poderiam ser acompanhados os “Ensinamentos Espirituais de Dom Bosco”, tão marcantes e atuais nos dias de hoje.

Eucaristia na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora em Évora

Não o podendo fazer pessoalmente, como em anos anteriores, os Salesianos de Évora serviram-se das redes sociais para recordar D. Bosco, “sonho de Deus”, no dia da sua solenidade. Para assinalar a data foram partilhados testemunhos de vários alunos do Ensino Secundário e foi feita a transmissão através do Facebook da Eucaristia, a partir da Igreja Paroquial de Nossa Senhora Auxiliadora.

D. Francisco José Senra Coelho

A Arquidiocese de Évora, cujo prelado, D. Francisco José Senra Coelho, é antigo aluno do Colégio Dom Bosco dos Salesianos de Moçambique, associou-se às comemorações partilhando nas redes sociais uma mensagem destinada à Família Salesiana

A “boa noite” do Pe. Manuel Santos

A paróquia dos Salesianos de Mirandela, da Unidade Pastoral Senhora do Amparo, viveu de forma intensa o seu padroeiro com a celebração de um Tríduo em honra de S. João Bosco nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. Ao longo de três noites de oração e de reflexão sobre o santo que dedicou a sua vida aos jovens, foram também recordadas as figuras de Mãe Margarida, de S. Domingos Sávio e de Bartolomeu Garelli. Estes momentos celebrativos, que decorreram por videoconferência, tiveram grande participação e culminaram com uma “boa noite” especial do Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos, do Pe. Ernesto Gomes, decano da comunidade salesiana de Mirandela, e do Pe. Manuel Santos, salesiano que durante 20 anos serviu a missão naquela obra. Atualmente a residir nos Salesianos de Manique, o Pe. Manuel partilhou o seu testemunho, marcado pelo carinho e sábias palavras e deixou em todos muitas saudades.

A Eucaristia na igreja de São João Bosco em Mirandela

No domingo, dia 31 de janeiro, a celebração da Eucaristia foi transmitida na página do Facebook.

No Estoril, a escola preparou uma mensagem em vídeo para alunos, colaboradores, encarregados de educação e amigos da presença salesiana, para recordar que o dia era de festa. No vídeo o coordenador de Pastoral, o salesiano Diogo Almeida, o diretor pedagógico, Bernardo Viana, e o diretor, Pe. Artur Pereira, recordaram a figura de D. Bosco e partilharam palavras animadoras para viver os desafios do momento presente.

Durante o mês de janeiro os alunos dos Salesianos de Mogofores criaram um “Cantinho de D. Bosco”. Cada turma decorou um espaço na sua sala com mensagens alusivas ao Fundador dos Salesianos como forma de celebrar D. Bosco, celebrar a educação e a evangelização dos jovens, que foi a sua missão. No dia 31, com os alunos já em casa, a escola organizou a Eucaristia festiva através de videoconferência a que todos puderam assistir a partir de suas casas.

Em Manique, a Eucaristia de festa foi presidida pelo diretor, Pe. Manuel Mendes, e concelebrada pelos sacerdotes da comunidade Pe. David Bernardo, Pe. Juan Freitas e Pe. Sílvio Faria. A Eucaristia foi transmitida online na página do Facebook da Paróquia de S. Vicente de Alcabideche.

A partir da Capela de Nossa Senhora da Graça, os Salesianos do Porto transmitiram através do Youtube a Missa da Festa de S. João Bosco presidida pelo diretor, Pe. José Cordeiro. A cerimónia religiosa incluiu a renovação da profissão religiosa de Francisco Chimuco.

Artigos Relacionados