Festas de D. Bosco em Mirandela e Évora

As comunidades de Mirandela e Évora prepararam várias atividades para assinalar a solenidade do Fundador dos Salesianos, pai e mestre dos jovens e modelo de santidade. Um concurso, magia e jogos tradicionais animaram o dia.

A comunidade educativa e pastoral dos Salesianos de Mirandela, levou a cabo um tríduo em honra de São João Bosco, de 28 a 30 de janeiro.

O primeiro dia do tríduo foi dedicado a recordar a vida de Dom Bosco, com a realização de um encontro em formato online, à noite, permitindo a participação da comunidade. No segundo dia, a Eucaristia foi presidida pelo Pe. Joaquim Taveira, Delegado Nacional da Família Salesiana, e animada pelos jovens do Movimento Juvenil Salesiano. No final, cinco novas Salesianas Cooperadoras fizeram a sua promessa. O terceiro dia de preparação foi dedicado à vida sacerdotal de Dom Bosco. No dia 31, a celebração da solenidade de São João Bosco foi presidida pelo pároco, Pe. João de Brito Carvalho.

Nos 10 dias que antecederam a festa, na boa-noite aos jovens da Casa de Acolhimento, foi exibido um filme sobre Dom Bosco. A apresentação do filme teve como objetivo, além de enriquecer o conhecimento destes jovens, prepará-los para um concurso. No dia 31, depois da celebração da Missa e do jantar, realizou-se a prova em que todos participam e responderam individualmente às perguntas que lhes foram dirigidas. O Pe. Casimiro Morais dirigiu umas palavras aos rapazes e apresentou a prova. O júri, o Pe. Luís Vilela, Pe. José Carlos Patrão e o técnico da casa Ricardo Gomes, avaliaram as prestações. Os cinco melhores classificados, Marco Filipe, Eduardo Batista, Carlos Dinis, Rafael Luciano e Ângelo Caetano, receberam um prémio entregue pelo diretor, Pe. João de Brito.

Nos Salesianos de Évora o centro da festa foram sem dúvida as várias Eucaristias, por ciclo, celebradas na igreja paroquial de Nossa Senhora Auxiliadora e presididas pelo Pe. Fernando Lopes, responsável pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora. 

Leia também  Mês de Maio: Tommaso Lorenzone, o pintor da Auxiliadora

Nas salas de aula os alunos apresentaram truques de magia, recordando as brincadeiras de Dom Bosco; os jogos tradicionais trouxeram animação ao pátio; e para os alunos da creche e do pré-escolar houve uma representação de São João Bosco com recurso a materiais reciclados. Os alunos mais velhos participaram numa conferência conduzida pelo antigo aluno Paulo de Jesus Oliveira, com o título: “Dom Bosco, os jovens e a esperança”.

Artigos Relacionados