Está a nascer uma nova missão em Huambo

Em Angola está a ser criada uma nova missão em Huambo. É a primeira comunidade salesiana na região.

Em 2021 os salesianos celebraram 40 anos de presença em Angola. Só na capital, Luanda, já são oito as frentes salesianas (paróquias, oratórios e casas de acolhimento), dando preferência às faixas de população mais humildes. Mas, fora da capital – cidade moderna onde convivem os arranha-céus no centro da cidade e a pobreza extrema dos bairros periféricos – há também a Angola das zonas rurais, onde as pessoas vivem da agricultura de subsistência, de pequenos trabalhos diários, de pequenos negócios.

É esta a realidade onde, desde o mês de agosto de 2021, os salesianos estão a criar uma nova missão na periferia de Huambo, a 600 km de Luanda. Convidados pelo Arcebispo local, Dom Zeferino Zeca Martins, SVD, três salesianos – um uruguaio, um vietnamita e um angolano, natural de Huambo, com uma média de idade de 43 anos – iniciaram a primeira comunidade salesiana da região.

Ajudados por sete voluntários, nestes primeiros meses os salesianos estão empenhados na animação pastoral local. No território da paróquia estima-se que vivam perto de 100.000 pessoas, e que à volta da missão existam pelo menos 15 vilas. No futuro próximo pretende-se ampliar a oferta, sobretudo para dar oportunidade de crescimento a crianças, jovens e mulheres, e introduzir uma educação de tipo técnico-profissional, nas áreas da agricultura e da criação de gado.

As propostas educativas são muitas e ambiciosas. Pensa-se em começar: uma escola primária, cursos de alfabetização para perto de 2.000 mulheres, uma rede de oratórios capaz de acolher cerca de 5.000 crianças das várias vilas…

Leia também  Boletim Salesiano trará novidades em 2021

A pequena comunidade salesiana é guiada pelo Pe. Santiago Christofersen, em estreito contacto com o Provincial da Visitadoria de Angola, Pe. Martín Lasarte. As necessidades de uma nova missão são muitas: a começar pela construção de instalações, compra de mobília e maquinarias, e pelo exigente trabalho de inserção no contexto social. Há certamente muito por fazer, mas o caminho empreendido é o certo.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 590 de Janeiro/Fevereiro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados