Espanha, Cádiz: segundo lugar em concurso de eficiência energética para alunos salesianos

Um grupo de sete alunos de Formação Profissional em Eletricidade dos Salesianos de Cádiz, Espanha, obteve o segundo prémio numa competição nacional sobre eficiência energética em edifícios promovida pela empresa Schneider Electric, multinacional especialista em gestão de energia e automação.

O projeto apresentado pelos alunos salesianos propôs otimizar o consumo de energia do pavilhão da escola onde funciona a Formação Profissional, substituindo a iluminação atual por iluminação LED, a instalação de detetores de movimento e a instalação de painéis solares fotovoltaicos. A proposta conseguia uma poupança de quase 14.000 euros anuais, equivalente a 75.400 kilowatts/ano e 22,62 toneladas de dióxido de carbono/ano. Os alunos calcularam igualmente o tempo necessário para obter o retorno do investimento, que seria atingido em menos de cinco anos.

O prémio é um reconhecimento importante para alunos, professores e escola. No meio profissional, em que em breve ingressarão os formandos, a investigação e o investimento em eficiência energética, sustentabilidade de recursos e cuidado do meio ambiente estão em grande desenvolvimento.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 564 de Setembro/Outubro de 2017

Artigos Relacionados