“Don Bosco Action Sociale”: Encontrar o seu lugar no país de acolhimento

França, Acolhimento de menores migrantes.

As obras sociais salesianas acolhem milhares de jovens migrantes de todo o mundo, que muitas vezes chegam sozinhos aos países de destino. Na Província “São Francisco de Sales”, da França e da Bélgica Sul, esta missão é realizada pela rede “Don Bosco Action Sociale” (DBAS) que trabalha na integração destes jovens, que vêm de experiências difíceis à nova realidade, para que não lhes seja difícil encontrar o seu lugar no país que os acolheu.

Nos últimos anos, em resposta à aceleração das dinâmicas migratórias, também foram aceleradas as dinâmicas da hospitalidade salesiana, principalmente no sudoeste da França, partindo do “Instituto Dom Bosco”, sediado em Gradignan. Foram criadas plataformas de acompanhamento e integração em todos os departamentos do sudoeste do país, como a plataforma de apoio e integração “Don Bosco MNA 64”, em Bayonne, nos Pirenéus. A poucos minutos a pé do terminal rodoviário da Place des Basques e do centro de Bayonne, a localização da obra facilita o acesso dos menores estrangeiros desacompanhados (MNA, em francês) que necessitem de ajuda. Para aumentar a sua capacidade de ação, o centro está a criar duas novas agências nos municípios vizinhos de Saint-Palais e Saint-Jean-Pied-de-Port.

A principal missão da obra é promover a integração social e profissional destes jovens, e permitir que se tornem cidadãos plenamente integrados na sociedade francesa. O serviço funciona 365 dias por ano e possui diversos funcionários a tempo inteiro. Os escritórios ficam abertos de segunda a sexta, mas, mesmo aos fins de semana ou à noite, os jovens contam com um número de telemóvel para o qual podem ligar em caso de necessidade.

A obra atualmente acolhe 70 menores estrangeiros, sendo que algumas dezenas deles já saíram do circuito resguardado da instituição para ingressar plenamente na sociedade. “Para nós, uma saída bem sucedida significa um contrato de trabalho, um diploma e visto de permanência”, diz Jérémie Julien, Diretor do centro “Don Bosco MNA 64”.

Leia também  Cabo Verde: Alunos apresentam peça “A Vampira esfomeada” na Academia ALAIM

A rede “Don Bosco Action Sociale” acolhe cerca de mil menores migrantes em todo o território da Província da França e Bélgica Sul.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 de setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados