fbpx

O que é o Sínodo dos Bispos e os seus caminhos de preparação?

Salesianos > Dossiers > No caminho do Sínodo > O que é o Sínodo dos Bispos e os seus caminhos de preparação?

O Sínodo dos Bispos é sempre um órgão estratégico, ou seja, uma reunião de responsáveis pastorais da Igreja, que se coloca ao serviço do Papa para refletir, rezar e orientar para as restruturações necessárias da Igreja. É presidido diretamente pelo Papa e coordenado por pessoas convidadas para uma “Secretaria Geral”.

É fundamental o caminho de preparação do Sínodo, onde se percebe claramente a importância de quem é convidado a colaborar na preparação e onde se procuram métodos e procedimentos que ajudem os bispos e outros participantes do Sínodo a encontrar o bem das pessoas e também da Igreja que serve.

Acompanhar, vivendo a experiência de Igreja de um Sínodo, significa, antes de mais, “pôr em movimento a Igreja no seu todo com o Senhor e rumo ao Senhor”. Mas o caminho tem de ser organizado e deve juntar todas as “forças”.

Depois da escolha do tema para o Sínodo (“Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”), a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, com a ajuda de alguns especialistas, redigiu e tornou público o Documento Preparatório, que é o primeiro momento importante do percurso: o objetivo deste breve texto é o de interpelar a Igreja nos seus diferentes setores. No final do Documento Preparatório há um questionário que foi trabalho nas dioceses e movimentos da Igreja, até outubro último.

Com base nas respostas, a Secretaria Geral do Sínodo irá trabalhar o Instrumentum Laboris (Instrumento de trabalho), que será entregue aos Bispos, no Sínodo, como base para a discussão e o debate.

Simultaneamente, todos os jovens, de todo o mundo, são convidados a participar ativamente na preparação do Sínodo através da resposta a um questionário que foi preparado para que possam ajudar na reflexão pretendida. Ainda é possível responder a este questionário até ao final de dezembro de 2017 e que se encontra na página oficial do Vaticano. Se ainda não o fizeste não percas a oportunidade. Ainda vais a tempo.

Existe ainda uma etapa intermédia de envolvimento dos jovens, no mês de março de 2018, em que o Papa Francisco se reunirá com algumas dezenas de jovens de todo o mundo, para escutar a sua voz diretamente e para que eles contribuam no aprofundamento da leitura da missão da Igreja.

Realiza-se propriamente o Sínodo no mês de outubro de 2018, no qual os Bispos e alguns convidados especiais poderão definir as linhas orientadoras de reflexão.

O resultado dos trabalhos do Sínodo será entregue ao Santo Padre, a quem caberá a importante tarefa de dar indicações e orientar toda a Igreja rumo às mais convenientes e oportunas perspetivas e práticas pastorais.

Começará, finalmente, a fase em que a Igreja acolhe as orientações do Papa para que sejam concretizadas nas realidades educativas e pastorais.

Com a certeza de ter a bordo desta barca que é a Igreja um mapa adequado e atualizado, será possível a fascinante e arriscada navegação no alto mar do universo juvenil.

Artigos Relacionados