Vendas Novas: Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro homenageado com Medalha da cidade

Uma das individualidades homenageadas na Sessão Solene Comemorativa do 55.º aniversário do concelho de Vendas Novas foi o salesiano Pe. Jerónimo Rocha Monteiro.

No dia 7 de setembro, decorreu em Vendas Novas uma Sessão Solene Comemorativa do 55.º aniversário do concelho, durante a qual foram entregues as insígnias municipais de homenagem a sete individualidades concelhias. Esta sessão marcou também a inauguração do Fórum Cultural “A Praça”, um novo espaço ao serviço da cultura e da arte de todos os vendasnovenses. Uma das individualidades homenageadas foi o Pe. Rocha Monteiro.

O discurso que justificava esta homenagem esteve a cargo do vereador Joaquim Soeiro, o qual, depois de saudar as numerosas autoridades presentes na “Praça”, nomeou as instituições e as pessoas que seriam homenageadas na sessão, focando as caraterísticas pessoais de cada uma delas. Relativamente ao Pe. Rocha, recordou com bastante emoção aquilo que ele fez pelas gentes de Vendas Novas, enfatizando que é muito mais do aquilo que o Pe. Rocha possa imaginar. Recordou com saudade os tempos de um “padre louco” que introduziu a bateria nas eucaristias dominicais, transportava os jovens na “carrinha amarela”, criou a escola de música, levou os jovens para a igreja retirando-os das “esquinas”, fez espetáculos musicais e levou o nome de Vendas Novas para além do concelho. Muitos jovens, afirmou ainda Joaquim Soeiro, devem ao Pe. Rocha aquilo que são na vida e deu o seu próprio testemunho: “a ele devo o que sou hoje”.

De seguida, o Pe. Rocha dirigiu-se aos presentes para, numa linguagem poética, como é seu timbre, agradecer esta singela mas sentida homenagem e recordar esses maravilhosos anos de entrega aos jovens de Vendas Novas. Vale a pena recordar aqui o seu discurso também ele sentido e emocionado:

Leia também  Faleceu salesiano João Gonçalves

“No vastíssimo palco da vida acontecem-nos surpresas indizíveis, pedaços de realidade que nunca conseguimos desconectar. Percorri largos palcos das presenças salesianas no mundo inteiro de todos os continentes, deixei-me envolver pelas suas belezas transparentes, mas o meu coração bateu sempre por Vendas Novas. Nunca consegui partir duma terra e duns amigos que hoje revisito. Seus braços macios e acolhedores de hoje têm o mesmo colorido de há longas décadas. Os acordes das marchas de Santo António, os concertos improvisados da escola de música, a presença dos artistas de renome, de então, que pisavam o palco da cripta, os espetáculos juvenis que nos envolviam, a experiência partilhada com professores e alunos da Escola Secundária, as centenas de famílias envolvidas em projetos pastorais, são aguarelas de vida cujas memórias são poentes dourados beijando as portas do Alentejo, o concelho de Vendas. 

Sr. Presidente, Senhores Vereadores, Caros amigos,

Agradeço aos amigos do Seixal, de Gondomar e de Vendas Novas que se fizeram presentes. Muito, muito obrigado por este momento que quer ser expressão de afetos e votos de prosperidade para a Câmara de Vendas Novas e seus munícipes. Bem hajam”.

Pe. Jerónimo Rocha Monteiro, sdb

Muitos se associaram a esta justa homenagem enviando mensagens de felicitação, entre os quais o Provincial dos Salesianos em Portugal, Pe. José Aníbal Mendonça.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 565 de Novembro/Dezembro de 2017 Fotografias: Câmara Municipal de Vendas Novas

Artigos Relacionados