Uma vida em construção: Em Jogo

Editorial do Boletim Salesiano n.º 569 de Julho/Agosto de 2018

O mês de julho, de dias grandes e descontraídos, de passeios e descanso, este ano mantém-nos ainda ligados à última fase do campeonato do mundo de futebol.

A este respeito, há dias, no programa Ecclesia afirmava-se: “Falar numa pastoral de desporto, em Portugal, é falar do trabalho dos Salesianos. A sua Fundação aposta na prática desportiva como meio para a formação humana e social de crianças e jovens”. É de facto impressionante o valor que o desporto pode ter no contexto de um processo educativo e pastoral, como lugar de crescimento e potenciador do todo.

A Santa Sé, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, publicou recentemente, pela primeira vez, um documento sobre o desporto: «Dar o melhor de si», a perspetiva cristã do desporto e da pessoa humana. Quando se dá o melhor de si mesmos, experimenta-se a satisfação e a alegria da realização pessoal. Acontece assim na vida tal como acontece na vivência da fé cristã.

Diz o Papa Francisco: “Exatamente porque sois desportistas, convido-vos não apenas a jogar, como já fazeis, mas a ir mais além: a colocar-vos em jogo na vida como no desporto. Em jogo na procura do bem, na Igreja e na sociedade, sem medo, com coragem e entusiasmo. Em jogo com os outros e com Deus; não contentar-se com um “empate” medíocre, dar o melhor de si mesmo, dando a vida por aquilo que realmente vale e que dura para sempre”.

O documento explica que “a Igreja valoriza o desporto em si, como ocasião de grande aprendizagem da vida e dos valores que a dignificam, onde é possível encontrar-se com o que é belo, bom e verdadeiro, em que é possível testemunhar a alegria de viver”. O desporto está para o ser humano e para sua ânsia de felicidade, numa vida em construção. Assim será se nele cultivarmos os valores da liberdade, a aceitação de regras, a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipa, o sacrifício, a alegria, a harmonia, a coragem, a igualdade e o respeito, a solidariedade. Vivido com esta intensidade e valor, o desporto impele mesmo o ser humano na descoberta sobre o significado último da vida.

Leia também  Duas ofertas especiais: os mais preciosos dólares

Concluo exultando de alegria com quem coloca a sua vida “em jogo” através da profissão religiosa: o salesiano Diogo Almeida, na sua expressão solene e perpétua, dia 14 de julho, e a noviça salesiana Diana Arrobas, que a faz pela primeira vez no dia 5 de agosto.

Boas férias! Bom jogo!

Artigos Relacionados