Salesianos comemoram 90 anos de presença em Évora

O ambiente familiar de alegria e de gratidão pautou as cerimónias do 90.º aniversário da chegada dos primeiros salesianos a Évora.

O Passado e o presente

Os Salesianos completaram no dia 19 de fevereiro 90 anos de presença na cidade de Évora. A sua chegada, em tempos ainda algo conturbados e marcados por alguma hostilidade relativamente às congregações religiosas, foi fruto do desejo do então prelado eborense, D. Manuel Mendes da Conceição Santos. Os salesianos já se tinham instalado em Portugal ainda no decorrer do século XIX, tendo fundado diversas obras, mas a sua atividade educativa e pastoral ficou impossibilitada com a implantação da República. Foi em 1926 que uma pequena comunidade, tendo como diretor o padre Luís Sutera, se estabelece em Évora, num espaço situado junto às Portas de Alconchel e então designado como Quinta da Saudade ou Horta do Leitão. 

Alguma desconfiança da população e condições de grande pobreza marcaram os tempos iniciais. No entanto, a Providência Divina nunca deixou de acompanhar esta obra dos Filhos de Dom Bosco e com o auxílio de vários benfeitores, designadamente o engenheiro Vasco Maria Eugénio de Almeida e o conde de Ervideira, foi possível vingar e tornar-se em poucos anos uma instituição de referência não só pela instrução escolar, mas também pelo apoio assistencial prestado a muitos dos seus alunos.

A ação do inicialmente designado “Oratório Festivo de São José” foi-se alargando e hoje os Salesianos de Évora dispõem de equipamentos ao nível da excelência abarcando diferentes valências: creche, jardim-de-infância, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e, também, desde o presente ano letivo, o ensino secundário. Esta oferta educativa é complementada com a estrutura ArtiSport que enquadra um conjunto diversificado de atividades desportivas e artísticas, entre outras, e o serviço de solidariedade salesiana SolSal.

Também a paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, confiada à Congregação Salesiana, é uma realidade desde 1967, coincidindo com a área geográfica da antiga freguesia da Malagueira e tendo como alvo da sua atividade evangelizadora uma comunidade que ronda os 18 mil habitantes. 

Ao longo de nove décadas, muitos têm sido os eborenses que por uma ou outra razão, enquanto alunos, familiares de alunos, paroquianos ou simpatizantes da obra, se têm relacionado com os salesianos e tomado contacto com o carisma de São João Bosco. A popularmente designada “Escola dos Padres” é uma referência para Évora no domínio educativo, religioso e também desportivo. 

Leia também  CG28: “Prioridade da missão salesiana entre os jovens de hoje”

No presente, o contexto socioeconómico da cidade está bem distante da década de vinte do século passado quando a obra iniciou a sua história. Mas o espírito evangelizador de cariz salesiano continua presente nas atuais dinâmicas tentando dar resposta a novas carências que condicionam os rapazes e raparigas dos nossos dias. A abertura à comunidade envolvente mantém-se e é fácil constatar a forma afetiva e entusiasta como os antigos alunos se referem à escola que continuam a apelidar como “sua” independentemente de percursos escolares posteriormente realizados.

Valeram a pena estes noventa anos! O trabalho levado a cabo pelos salesianos foi importante para a formação de várias gerações de eborenses.

As comemorações

Com o intuito de assinalar a efeméride, teve lugar um conjunto de iniciativas com o objetivo de agradecer a Deus a vitalidade da instituição quase centenária e também a forma como a cidade de Évora tem apoiado a ação dos salesianos e tem reconhecido a sua relevância. Do programa das comemorações merece referência o descerramento de uma placa evocativa da data na portaria da escola. Este ato foi seguido do lançamento de uma revista que assinala as nove décadas com páginas preenchidas com a história documentada fotograficamente e vários testemunhos de salesianos, professores, funcionários, alunos e membros da Família Salesiana. Estas duas iniciativas tiveram lugar no dia 12 de fevereiro. A semana escolar entre os dias 15 e 19 foi marcada por “Bons Dias” com testemunhos de antigos alunos, um concerto/oração com Claudine Pinheiro e a celebração da Eucaristia, no dia 19, na Sé Catedral com a participação da comunidade escolar. Para completar a agenda das comemorações, teve lugar uma sessão de encerramento, no Auditório do Fórum Eugénio de Almeida, na presença de diversas entidades locais, designadamente o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá e também do Provincial, Pe. Artur Pereira, membros do conselho provincial e salesianos de outras casas. Nesta sessão foi apresentada uma resenha histórica de 90 anos da presença salesiana em Évora e usaram da palavra o diretor, Pe. José Jorge Gomes, o provincial e o presidente da autarquia eborense. Tiveram lugar também momentos de animação musical a cargo de alunos do Musicentro. No referido Fórum Eugénio de Almeida esteve patente uma exposição representativa da presença salesiana em Évora.

Leia também  Índia: “Um ato de Fé na Divina Providência”

«Na cerimónia de abertura pudemos, em ambiente familiar de alegria e gratidão, recordar os tempos das origens, as pessoas que ao longo de nove décadas puseram em prática e nos deixaram como herança o carisma de Dom Bosco. (…) Desde as origens, portanto, esta obra está marcada por um dom especial: a predileção pelos jovens. (…) Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude, continua a ser para nós, educadores de hoje, um modelo a imitar. (…) Uma das questões que determina o maior ou menor sucesso profissional do educador é a capacidade de se relacionar, de comunicar, de motivar o educando de forma constante e competente. (…) Mas não é nossa intenção contemplar o passado. Este motiva a nossa gratidão. Precisamos de encarar o futuro com grande esperança. O futuro seja mesmo promissor para todos os jovens, se a Felicidade perseguida por eles encerrar em si mesma todos os dinamismos que os levarão à plenitude da sua realização. Por isso o educador do futuro não desanima perante as dificuldades que os jovens lhe colocam, porque tem confiança. Inspirando-se no humanismo captado por Dom Bosco de S. Francisco de Sales acredita nos recursos naturais e sobrenaturais dos jovens sem, entretanto, ignorar a sua fraqueza. Está atento aos valores da sociedade e recusa lamentar-se do seu tempo; conserva tudo o que é bom, especialmente se agrada aos jovens. Vivendo na alegria difunde-a e educa para a felicidade da vida e para o sentido do otimismo e da festa».

Palavras do Provincial, Pe. Artur Pereira, sdb, no encerramento

Imprensa Local noticia Comemorações

O jornal eborense “A Defesa” noticiou o 90.º aniversário da presença salesiana em Évora na edição de 17 de fevereiro, em destaque na primeira página, e novamente na edição de 24 de fevereiro com a notícia das comemorações, acompanhada de fotografia da Eucaristia de Ação de Graças celebrada na Sé da Arquidiocese que se encheu de jovens alunos de Dom Bosco.

Artigos Relacionados