Índia: “Um ato de Fé na Divina Providência”

Nenhuma pessoa que mora perto de uma casa salesiana deve ir para a cama com fome ou não ter o que comer durante o dia. Este é um lema que os salesianos da casa “Don Bosco Nerul”, de Navi Mumbai, Procuradoria de Mumbai (INB), se empenham em respeitar.

Durante os recentes encerramentos causados pela pandemia, a comunidade e os seus colaboradores ajudaram mais de 25.000 famílias e 10.000 migrantes internos. Atualmente, muitas destas pessoas continuam a contar com os salesianos, especialmente os migrantes, os pobres e os sem abrigo, que não têm condições para se sustentarem.”Don Bosco Nerul” e a sua equipa empreenderam, por isso, uma iniciativa única em Navi Mumbai que visa ajudar as pessoas que não conseguem encontrar trabalho, nem esmolas para se alimentarem a si e aos seus filhos. No início da Novena de Dom Bosco, no dia 22 de janeiro de 2021, inauguraram um frigorífico comunitário: qualquer pessoa pobre e com fome pode simplesmente abrir o frigorífico e tirar o suficiente para saciar a sua fome de forma imediata. Ao lado do aparelho foi colocada uma caixa onde são disponibilizados lanches, roupa usada e máscaras de proteção feitas a mão.A iniciativa, explica o Pe. Adolf Furtado, “é um ato de Fé na Divina Providência, de acordo com o espírito do nosso Fundador. Não pomos comida no frigorífico, são as pessoas do bairro que o fazem todos os dias. O êxito desta proposta, portanto, depende das pessoas que doam”.Nos primeiros dias da iniciativa houve uma grande procura de alimentos e um número igual, senão maior, de Benfeitores generosos a ajudar os salesianos a repor os mantimentos. “A Divina Providência está realmente a cuidar das nossas necessidades, pois depositamos n’Ela a nossa plena Fé e confiança”, diz ainda o Pe. Furtado.O frigorífico comunitário foi inaugurado pelo Chefe da Esquadra de Polícia local da NRI e pela Entidade que patrocinou o frigorífico, o grupo de Voluntários “Team Spread Smiles” (Equipa Espalha Sorrisos) em Navi Mumbai, que dá aulas e faz atividades no “E-Oratório” salesiano: da sua realidade local difunde-se agora por todo o país, com a colaboração de outros 25 Oratórios e ONGs.“A iniciativa é também uma resposta ao recente apelo do nosso Reitor-Mor, que pede que nos concentremos mais do que nunca nas pessoas mais pobres próximas a nós –conclui o Pe. Barnabe D’Souza, Diretor da Obra. Foi for isso que batizamos esta ação ‘Don Bosco Cares’ (Dom Bosco cuida)”.

Artigos recentes

Salesianos e voluntários na vila xavante de Santa Fé dão apoio médico e alimentar
29 de Setembro, 2022Por
Comunicado
29 de Setembro, 2022Por
Canonização de Artémides Zatti: “site”, lema e logótipo
29 de Setembro, 2022Por
Timor-Leste: Alunos do Centro de Formação Dom Bosco de Comoro recebem diploma
29 de Setembro, 2022Por

JMJ Lisboa 2023
WYD DON BOSCO 23
O MJS já está a caminho da Jornada Mundial da Juventude

Saber mais

Próximos eventos

Não há nenhum item que corresponda aos seus critérios de pesquisa. Por favor, tente novamente com palavras-chave diferentes.

Artigos Relacionados