“Queridos Irmãos” de setembro tem como tema a Misericórdia

A Misericórdia é o tema escolhido pelo Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, para o novo vídeo da rubrica “Cari Confratelli” ou, em português, “Queridos Irmãos”, disponível a partir de hoje em espanhol e italiano, e – legendado – em mais 28 outras línguas.

Ao falar da Misericórdia, o Reitor-Mor fá-lo não só pela evidente centralidade que ela tem na vida cristã e pela atenção especial que o Papa Francisco lhe quis dedicar com um Ano Santo Extraordinário mas também porque a misericórdia deve saber-se declinar na mesma vida da Congregação. Não por acaso, o Pe. Fernández Artime faz nesta mensagem de vídeo uma referência à sua carta «Misericordiosos como o Pai / Leitura salesiana do Ano Jubilar».

Falar de misericórdia para o Reitor-Mor não é, assim, um exercício de retórica: dela advêm “algumas consequências concretas”: desejar, em primeiro lugar, esta misericórdia que nos vem de Deus; buscá-la; pedi-la para a nossa própria vida; para em seguida poder oferecê-la aos outros”: é que misericórdia implica igualmente “não quedar-se indiferentes” perante o sofrimento tão evidente em tantos lugares do mundo: por vezes como pobreza, como fome…; outras vezes, como xenofobia e rejeição. Misericórdia significa também zelar pelo espírito de família, pelas relações humanas, pela alegria de viver e também pela justiça e a civilidade dentro das obras salesianas.

O vídeo “Cari Confratelli”, em português ‘Queridos Irmãos’, pode ser visto no YouTube.

Artigos Relacionados