fbpx

Pastoral Juvenil: Sacerdotes salesianos defendem teses em Roma (atualizada)

Salesianos > Notícias > Pastoral Juvenil: Sacerdotes salesianos defendem teses em Roma (atualizada)

Pe. Rui Alberto e Pe. João Chaves concluem, em Roma, estudos na área da Pastoral Juvenil.

O Pe. Rui Alberto, salesiano, defendeu no dia 24 de Junho, a sua tese doutoral com o título “Believing in God. An empirical-theological study of social representations among adolescents in Portugal”, tendo sido aprovado “summa cum laude” (30 valores).

Este projeto de investigação, desenvolvido nos últimos 6 anos na Universidade Pontifícia Salesiana, sob a orientação do prof. Francis-Vincent Anthony, no âmbito da Teologia, especialidade de Pastoral Juvenil e Catequética, procurou estudar a forma como os adolescentes, que frequentaram todo o currículo de catequese, vivem hoje a sua fé.

Apoiado em dados empíricos recolhidos junto de uma amostra ampla de adolescentes (1250) e de catequistas, foi possível detetar como a família e a catequese apoiam os adolescentes na elaboração da sua síntese de fé.

Os dados obtidos mostram algumas lacunas sérias ao nível dos conteúdos (desatenção à história de Jesus, esquecimento do Espírito Santo, irrelevância existencial da Trindade) e também ao nível das práticas (sobrevalorização do bem-estar pessoal em detrimento do impacto social da fé, incapacidade de partilhar a fé). Mas permitiu também detetar alguns indicadores muito positivos: estes adolescentes são capazes de traduzir a fé recebida em categorias, esquemas e metáforas bem sintonizadas com a cultura contemporânea. A oração pessoal frequente e a Eucaristia semanal são lugares importantes para o reforço da sua fé.

Na defesa da tese, presentes entre os assistentes o Pe. Fernando Caldas, reitor do colégio português (ex-aluno de pastoral juvenil na mesma universidade) e monsenhor  Fernando Matos, conselheiro  eclesiástico da embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

Também o Pe. João Chaves, salesiano, concluiu com sucesso o mestrado em Pastoral Juvenil realizado na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, na Faculdade de Ciências da Educação, com a duração de dois anos.

A defesa da tese cujo tema foi “Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana. Horizonte hermenêutico e perspetivas práxicas para a Pastoral Juvenil Salesiana em Portugal.” decorreu no dia 25 de Junho e teve como ponto de referência o recente quadro de referência da Pastoral Juvenil Salesiana.

A tese, orientada pelo professor José Luís Moral De La Parte, procurou apresentar o Quadro de Referência e analisá-lo no contexto daquilo que é a história e a identidade da pastoral juvenil na sua história recente, bem como o contexto eclesial e congregacional pós-conciliar. A última parte desta investigação destinou-se a recavar as indicações e implicações oportunas deste estudo para a Pastoral Juvenil Salesiana em Portugal.

Próximos eventos

  1. Verão MJS 2020

    20 Julho - 24 Julho

Artigos Relacionados