No caminho sinodal: “Acompanhar os jovens hoje”

Pe. Rossano Sala orientou o encontro nacional de formação.

Na última semana de setembro realizou-se o encontro nacional de formação, cujo tema foi “Acompanhar os jovens hoje”, proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa. Decorreu em Fátima, na casa de Nossa Senhora das Dores e com a presença de cerca de 90 participantes, dos quais seis salesianos e salesianas. Oriundos dos departamentos e secretariados de pastoral juvenil, pastoral vocacional e pastoral universitária, bem como de vários movimentos presentes na Igreja portuguesa.

Este evento foi brilhantemente orientado pelo salesiano Pe. Rossano Sala que, como é do conhecimento geral, foi o secretário especial do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O encontro que durou cinco dias teve uma metodologia muito sinodal na medida em que proporcionou um grande envolvimento de vários setores da pastoral juvenil em Portugal e com uma preocupação pela participação e corresponsabilização na missão da Igreja. Cada tema pôde ser aprofundado com serenidade e bem amadurecido pelo facto de se ter uma metodologia que motivou ao silêncio, ao bom uso do tempo e a uma constante confrontação e partilha das intuições pessoais.

As temáticas acolhidas foram já fruto da reflexão que a Igreja fez após o Sínodo e do pensamento que o caminho sinodal continua a fazer, nomeadamente nestes encontros eclesiais em que existe uma disponibilidade e interesse em dar passos consistentes na “sinodalidade” e no cuidar o “acompanhamento”. Estes, de resto, foram as duas grandes “traves” estruturantes destes dias de “tempo de Espírito Santo”. Desde que iniciámos a semana com uma aproximação à realidade juvenil e o que nos dizem os jovens, aos desafios da animação e da organização pastoral, tendo passado pelas propostas de espiritualidade juvenil e pela vocação e seu discernimento.

Leia também  Papa Francisco em Assis em preparação para o Dia Mundial dos Pobres

Cabe-nos acolher os desafios que o Sínodo sobre a juventude nos deixou e dar continuidade à reflexão, ousando renovar e revitalizar a nossa pastoral juvenil, vocacional, familiar e universitária.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 577 de Novembro/Dezembro de 2019

Artigos Relacionados