Encontro Arouca

Família Salesiana realiza encontro em Arouca com Cooperadores e ADMA

Com um programa muito cheio, e rigorosamente cumprido, realizou-se no dia 27 de abril um encontro da Família Salesiana que congregou 60 membros Salesianos Cooperadores (SSCC) e Associados de Maria Auxiliadora (ADMA) vindos do Porto, Mogofores, Balasar e Arouca.

A receção dos participantes teve lugar no parque municipal à volta do busto de D. Bosco, aí presente desde 2007 e que atesta, não só a passagem da Obra Salesiana por Arouca, bem como a permanência do espírito de D. Bosco, 42 anos após o encerramento do ex-Colégio Salesiano que funcionou em espaços do Mosteiro de Arouca entre 1960 a 1982.

Estando em Arouca para participar numa tertúlia sobre “O Futuro dos Grupos de Jovens” organizada pelo grupo de jovens da Paróquia de Santa Eulália de Arouca, na comemoração dos seus 40 anos de existência, Bruno Leite, da Pastoral Juvenil Salesiana e responsável pelas “Conversas no pátio”, associou-se ao encontro e falou um pouco deste seu projeto.

Momento formativo e cultural

Após o cântico “Pai e mestre dos jovens”, os participantes deslocaram-se para a igreja do Mosteiro de Arouca para a oração da manhã, preparada pelo grupo de Mogofores, e que teve lugar diante do altar da “Virgem de D. Bosco”. A imagem, que está exposta à devoção dos seus fiéis desde 2022, fazia parte do altar da antiga “capela dos Salesianos” que funcionou no antigo refeitório da comunidade cisterciense até 1982.

Seguidamente teve lugar, numa das salas do Mosteiro de Arouca, um momento de reflexão sobre a devoção a Maria Auxiliadora pelo Pe. Gabriel Andrade, Delegado para os ADMA e que acompanhou o grupo do Porto. Depois de falar sobre a história do título de Maria Auxiliadora, ao longo dos séculos, o palestrante considerou D. Bosco como um dos maiores devotos e propagadores da devoção a Maria Auxiliadora, a sua “Mestra” que “tudo fez” ao longo da sua intensa vida dedicada à educação e evangelização dos jovens. Antes, porém, e na impossibilidade de estar presente neste encontro, foi lida uma linda mensagem do Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Artur Pereira, dirigida a todos os participantes.

Leia também  E-vangelizar 2019 no Estoril e no Porto

Seguidamente teve lugar uma visita aos espaços conventuais, alguns dos quais foram utilizados pelos alunos do antigo Colégio Salesiano. Esta visita, que foi acompanhada e enriquecida com os comentários de um guia do Mosteiro de Arouca, terminou com a entrada no Museu de Arte Sacra, onde os visitantes puderam apreciar a riqueza e a variedade do seu numeroso espólio aí exposto desde 1933.

Momento gastronómico e de convívio

Depois da enriquecedora visita guiada ao Mosteiro de Arouca, teve lugar o necessário momento gastronómico e de convívio que constou de um almoço servido na cantina da Escola EB1 de Arouca, amavelmente cedida para este encontro.

A seguir ao almoço, um momento cultural e de partilha com a participação de todos os grupos envolvidos neste encontro e que decorreu nas instalações da Academia Sénior de Arouca, cedidas graciosamente pela sua direção.

Um dos números surpresa foi a atuação de Simão Oliveira, vencedor nacional do “The Voice Kids” 2021, e que interpretou uma canção sobre o “Sonho dos Nove Anos” e que será apresentada na Peregrinação Nacional Salesiana a Fátima, acompanhada de uma coreografia por jovens do Centro Juvenil Salesiano de Arouca. Este momento terminou com a entrega de uma pequena lembrança, feita pelo grupo de Mogofores, a todos os presentes.

No programa deste encontro constava ainda uma prova de doçaria conventual e que teve lugar na esplanada da casa “Doces conventuais” que amavelmente permitiu que os visitantes tivessem conhecimento e provassem uma boa parte dos doces com origem no Mosteiro de Arouca.

O intenso programa deste encontro encerrou com a celebração da Eucaristia na capela da Senhora do Carmo, seguindo-se, no final, a foto de grupo que teve como cenário o famoso Calvário de Arouca, datado de 1643 e declarado imóvel de interesse público desde 1948.

Artigos Relacionados