Jovem paraguaia vence concurso para o cartaz do lema do Reitor-Mor 2024

A proposta vencedora é da autoria de Salmi Medina, uma jovem designer gráfica e ilustradora. Nuno Quaresma, da equipa de Comunicação dos Salesianos de Portugal, conquistou o segundo lugar.

Mais de 30 artistas, de todo o mundo, participaram no concurso mundial para a escolha do cartaz do lema do Reitor-Mor, para 2024.

Das 32 propostas recebidas, oriundas de todos os continentes, a comissão, criada sob a coordenação do Pe. Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social, selecionou as cinco melhores propostas. Foi o próprio Cardeal Ángel Fernández Artime que identificou, depois, a proposta vencedora, bem como os cartazes que ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O cartaz vencedor é resultado do trabalho criativo de Salmi Medina, uma designer gráfica e ilustradora paraguaia, apaixonada por contar histórias através de imagens, que está, atualmente, a frequentar uma licenciatura em Comunicação.

A composição, que aposta numa paleta de cores vivas, está em sintonia com o apelo de Dom Bosco, para que sejamos “sempre alegres”. Conceptualmente, está representado no cartaz o pequeno João, que passava as tardes a entreter os jovens com os seus truques de saltimbanco; bem como o “Sonho dos Nove Anos”.

Salmi tentou representar a “salesianidade” numa imagem: “Dom Bosco com os seus jovens”, refere. A sua ilustração, tal como sublinha, tenta, também, destacar um outro aspeto: “a esperança”, um caminho que Dom Bosco sempre “sonhou para os jovens”, concluiu a jovem artista.

Segundo e terceiro lugar: “o Sonho que faz sonhar!”

Em segundo lugar no concurso ficou o ilustrador português Nuno Quaresma, membro da Equipa de Comunicação dos Salesianos de Portugal. O autor, que já tinha criado um dos dois cartazes utilizados para o lema de 2023, construiu a sua proposta sobre três cenas: em cima, à esquerda, o pequeno João a sonhar com jovens a lutar; em primeiro plano, a cena do diálogo de João Bosco com aqueles que, mais tarde, ele viria a entender serem Maria Auxiliadora e Jesus; ao lado, uma longa fila de jovens em festa, que foram transformados pela educação salesiana, ao longo dos anos.

Leia também  JMJ: Jovens do MJS de Portugal acolhidos pelo Reitor-Mor no Panamá

Reg Silva, ilustradora e pintora de Manila, nas Filipinas, conquistou o terceiro lugar no concurso. Ligada aos salesianos, como estudante do terceiro ano do Mestrado, em Pastoral, na Escola de Teologia “Dom Bosco” de Parañaque City, e leiga muito empenhada na sua paróquia, tanto a nível pastoral como na pastoral da comunicação social, Reg Silva quis, na sua proposta, retratar Jesus e Maria como figuras protetoras e orientadoras do jovem Dom Bosco.

“Tal como Jesus, o Bom Pastor, embala um cordeiro nos seus braços, assim está representado o pequeno João Bosco, uma imagem que retrata o seu futuro ministério de bom pastor, empenhado na educação e formação dos jovens, sempre com a orientação e proteção de Maria”, sublinhou a autora.

Os vencedores irão receber os prémios previstos no concurso.

Artigos Relacionados