Homenagem ao Carisma salesiano na ONU

Decorreu no passado dia 5 de Março, na sede das Nações unidas, em Nova Iorque, uma homenagem ao Carisma Salesiano por ocasião do bicentenário do nascimento de Dom Bosco.

Este foi, aliás, o terceiro evento realizado nas Nações Unidas para assinalar o bicentenário, e teve como tema: “Responder às necessidades dos jovens e de quem vive na pobreza: uma resposta salesiana a mais de uma dimensão”

O Cardeal salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, foi o orador principal e desafiou os presentes a serem proféticos no enfrentar os desafios do nosso tempo. Focou as suas observações sobre o Direito Humano à água e à higiene.

O Pe. Juan de la Cruz Rivadeneira, SDB, outros dos oradores, apresentou o impacto das indústrias extrativas sobre a vida, a saúde e a cultura do Povo Shuar, no Equador: nessas regiões a água é desviada das necessidades das populações para ajudar a administrar e manter as novas indústrias que estão a devastar o ambiente e a saúde dos Shuar.

Na homenagem, a representar o presidente da 69.ª Sessão da Assembleia Geral, Dr. Sam Kutesa, esteve o seu chefe de gabinete Arthur Kafeero, que na sua intervenção agradeceu o trabalho desenvolvido pelos Salesianos há mais de 25 anos no Uganda, e sublinhou a necessidade de colaborar com as organizações da sociedade civil para se montar uma Agenda Mundial Pós-2015 realmente transformadora.

Também tomou a palavra D. Bernadito Auza, observador permanente da Santa Sé na ONU, tendo este realçado o papel dos Salesianos como educadores, especialmente dos jovens marginalizados ou excluídos, sublinhando a sua presença em 132 Nações; e rendeu homenagem ao Sistema Preventivo, afirmando que os Salesianos “nos revelam o segredo do sucesso de Dom Bosco, isto é, o de educar com amor e desenvolver entre os jovens uma sadia autoestima através de atividades criativas”.

Leia também  Visita Extraordinária aos Salesianos do Funchal: "Para educar e evangelizar é importante olhar nos olhos"

Antes das apresentações, os vários oradores e o Pe. Brennan, coordenador da mesa-redonda, reuniram-se com o Dr. Kutesa, que partilhou com eles algumas das prioridades para a sessão da Assembleia Geral e manifestou a sua gratidão pelo trabalho dos Salesianos.

O encontro encerrou-se com uma oração pelos trabalhos da Assembleia Geral da ONU.

Artigos Relacionados