Visita Extraordinária aos Salesianos do Funchal: “Para educar e evangelizar é importante olhar nos olhos”

De 7 a 13 de maio, o representante do Reitor-Mor, Pe. Gildásio Santos, visitou a Obra Salesiana do Funchal. “Agora eu sei porque é que chamam a Ilha de ‘Pérola do Atlântico’. É que ela é mesmo linda”.

Ficou encantado com a Ilha, com as pessoas e, naturalmente, com os filhos de D. Bosco que animam esta casa. Durante a sua estadia encontrou-se com a comunidade salesiana, com todos os sectores da escola, do clube, da paróquia e com os alunos. Em nome do Reitor-Mor, a todos dirigiu uma palavra de saudação e de estímulo pelo trabalho educativo e pastoral que realizam.

Reuniu-se também com o Bispo da Diocese, D. Nuno Brás, e com o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira, Jorge Carvalho, de quem ouviu as melhores referências sobre o trabalho desenvolvido pelos filhos de D. Bosco ao longo destes 70 anos na Ilha da Madeira.

Numa entrevista concedida à rádio e Jornal da Madeira afirmou que, para educar e evangelizar, “não basta a tecnologia. É importante olhar nos olhos”. Para educar é preciso estar presente no meio dos jovens com o coração do Bom Pastor, com o saber do educador e com a simplicidade e a alegria característica dos salesianos.

No encerramento da visita, presidiu às cerimónias da Festa de Nossa Senhora de Fátima, percorrendo num carro dos bombeiros as ruas da paróquia e a celebração que se seguiu no recinto da escola com a presença das autoridades, dos alunos e de um grupo de pais e fiéis.

Artigos Relacionados