Um oratório de verão no Vaticano

Pelo quarto ano consecutivo, o Vaticano está a promover uma colónia de férias para 250 crianças e jovens. A comunidade salesiana da Santa Sé é responsável pela animação.

O tema deste ano é “Bee heroes – equipas de heróis”, um jogo de palavras que faz referência ao mundo das abelhas e convida meninos e meninas a refletirem sobre como mudar as próprias atitudes e pensamentos para se tornarem “heróis” quotidianos da fraternidade, numa referência à Encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti”.

O salesiano Pe. Franco Fontana, Capelão da Gendarmaria e dos Museus do Vaticano, lidera a equipa que promove a colónia de férias. “Através do trabalho em equipa, e dos conselhos dos treinadores, as crianças competem em campo para vencer um único grande desafio: descobrir que são irmãos”, explica o Pe. Fontana.

A edição de 2023 está a decorrer entre 3 de julho e 4 de agosto, e conta com a participação de 250 jovens, divididos em três grupos etários: dos 5 aos 7, dos 8 aos 10, dos 11 aos 13 anos de idade.

Uma equipa de 35 animadores e cinco educadores salesianos, três Salesianos de Dom Bosco e duas Filhas de Maria Auxiliadora, em colaboração com a empresa “Play It” e a agência de animação “Tutto in una Festa”, dinamizam as atividades.

Além destes, 20 jovens, que participaram em anos anteriores nas colónias de férias de verão do Vaticano, colaboram agora como animadores-assistentes.

Um dia típico na colónia de férias “Bee heroes – equipas de heróis” começa com as boas-vindas e brincadeiras em grupo, depois do pequeno almoço oferecido a todos. Segue-se o hino, as orações e a apresentação da programação do dia. Às 10 horas começam as atividades desportivas, a diversão na piscina e as oficinas de arte. Depois do almoço, às 14 horas, mais brincadeiras e minitorneios, algumas atividades formativas e uma história. Às 17 horas as crianças lancham. Às 18 horas, terminam as atividades.

Leia também  Clip D. Bosco e FestiClip: Curtas-metragens ao estilo salesiano

A Sala Paulo VI e os jardins do Vaticano, por trás dos Museus, são os locais onde decorrem as brincadeiras, as oficinas de artes, os momentos de formação e de diversão nas piscinas instaladas nos jardins.

Artigos Relacionados