Clip D. Bosco e FestiClip: Curtas-metragens ao estilo salesiano

O festival salesiano de curtas-metragens Clip D. Bosco vai na 5.ª edição.

A utilização de meios audiovisuais ao serviço da evangelização dos jovens está hoje cada vez mais presente na atividade pastoral. O pátio digital é um lugar de encontro para e com os jovens ao estilo de Dom Bosco.

Para valorizar não só a presença dos jovens no ambiente digital, mas sobretudo o domínio desta arte e o seu uso para os próprios jovens veicularem mensagens educativas, têm sido promovidas diversas iniciativas, entre as quais o festival salesiano de curtas-metragens Clip D. Bosco. A sua 5.ª edição decorreu nos Salesianos de Lisboa, no dia 30 de abril.

Do mesmo estilo é a proposta francesa intitulada FestiClip, cuja última edição decorreu em Lyon, no dia 20 de maio, e onde a curta-metragem portuguesa, vencedora do Clip D. Bosco, ganhou o Prémio de Melhor Filme Estrangeiro com a obra os jovens lisboetas “Procurasse”.

Ambos os festivais tiveram grande adesão e decorreram num ambiente de alegria e festa, típicos do carisma salesiano. As curtas-metragens têm vindo a crescer cada vez mais na qualidade da mensagem e da técnica, augurando-se assim um futuro risonho aos participantes e a este tipo de iniciativas, cada vez mais frequentadas.

Os filmes em concurso no Clip D. Bosco deste ano podem ser vistos no canal do Youtube da Pastoral Juvenil.  

Fonte: Boletim Salesiano n.º 563 de Julho/Agosto de 2017

Artigos Relacionados