Solenidade de Maria Auxiliadora celebrada nas presenças salesianas

Notícia atualizada: 28 de maio, 14h40. É uma das celebrações mais importantes para a Família Salesiana. O dia 24 de maio, Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, é um dia de festa nas casas salesianas, um dia para agradecer e celebrar a devoção herdada de São João Bosco.

Na última sexta-feira, dia 24 de maio, nas casas e escolas da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana celebrou-se a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

Nos Salesianos de Évora, a marcar o início das atividades e com a presença dos alunos dos vários graus de ensino decorreu, na igreja dedicada a Maria Auxiliadora, a Eucaristia presidida pelo Arcebispo Emérito D. José Alves, antigo aluno da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma. No decorrer da celebração foi dado destaque ao grupo dos alunos do 12.º ano que estão prestes a abandonar o estabelecimento de ensino que os acolheu, nalguns casos desde o ensino pré-escolar. O programa do dia de festa foi composto por várias atividades em que se fomentou o protagonismo dos alunos, com os mais velhos a organizar vários jogos para os colegas mais novos. Outra atividade do dia foi a construção de terços com materiais reciclados. No final da manhã, os “ATOA”, banda eborense que integra um antigo aluno dos Salesianos, deram o seu testemunho sobre a sua maneira de avançar no sonho e inspiraram os alunos a nunca desistir dos seus sonhos. No fim, atuaram no espaço da “Praça Conde Ervideira”.

Maria Auxiliadora também foi homenageada pela comunidade educativa dos Salesianos do Funchal com a celebração da Eucaristia presidida pelo Diretor, Pe. José Jorge, para todos os alunos da escola que se reuniram no pátio principal. Os alunos participaram no pograma festivo, com vários jogos nos espaços da escola. Uma atividade do dia abraçada pelos alunos foi a criação por cada turma de um altar em honra a Nossa Senhora Auxiliadora.

Por ocasião do 90.º aniversário da criação da paróquia de Santo Condestável, e o 60.º da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, a presença dos Salesianos de Lisboa, em comunhão com os diferentes grupos da Família Salesiana, as paróquias e o movimento juvenil salesiano, dinamizaram uma série de atividades. No primeiro dia do tríduo o Concerto Vocal Nova Era Ensemble; no segundo dia uma Conferência sobre a Mariologia adveniente do Concílio Vaticano II pelo Professor Doutor Cónego Alexandre Palma; no terceiro dia do tríduo um concerto juvenil dos alunos do Musicentro Lisboa. As celebrações terminaram com a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora Auxiliadora no dia 24 de Maio, pelas ruas das freguesias de Campo de Ourique e da Estrela, acompanhada pela Banda de Massamá. Presidiu à procissão o Padre Provincial dos Salesianos em Portugal, Pe. Tarcízio Morais.

Leia também  Ucrânia: Continuemos a apoiar

Na escola, os alunos dos quatro ciclos de ensino juntaram-se para a Eucaristia, logo no início da manhã, presidida pelo Coordenador de Pastoral, Pe. Ricardo Mendes. Na sua homilia, o Pe. Ricardo relatou um conhecido episódio da vida de São João Bosco quando, no momento da boa-noite aos seus jovens, lhes dizia que Nossa Senhora estava ali mesmo no meio deles e que por ali passeava para os cobrir com o seu manto. Esta foi também uma oportunidade de os alunos finalistas se dirigirem aos colegas mais novos dando-lhes conselhos de quem está a terminar uma importante etapa e a iniciar outra. Foram também estes alunos que transportaram o andor de Nossa Senhora Auxiliadora presente na Eucaristia. Depois da Missa, o 1.º ciclo realizou atividades ao ar livre em vários parques da cidade de Lisboa; o 2.º ciclo, um desfile histórico; o 3.º ciclo, torneios desportivos, e os alunos do Secundário acompanharam as atividades dos mais novos.

No Porto, em Manique e no Estoril a Festa foi antecipada.

A celebração no Porto realizou-se no dia 16 de maio com três grandes momentos. A Eucaristia deu o mote para o resto do dia, que se esperava longo. Foi um momento de dar graças pelos frutos do trabalho ao longo do ano, bem como para agradecer aos alunos do 12.º ano a sua entrega e testemunho ao longo destes anos como alunos dos Salesianos do Porto. No final da manhã houve os tradicionais jogos entre alunos e também professores e alunos. O dia terminou com o espetáculo “Inquietação”, fruto do trabalho realizado ao longo do ano educativo-pastoral pelos alunos do projeto performativo. Através da música, da poesia, do teatro e da dança, os alunos apresentaram “uma ode à liberdade e ao sonho”, nos 50 anos da democracia em Portugal.

No dia 22 de maio, a Escola Salesiana de Manique realizou a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. A festa começou com a Missa presidida pelo Pe. Ricardo Mendes, coordenador da Pastoral dos Salesianos de Lisboa. Os alunos finalistas transportaram para o altar o andor de Nossa Senhora Auxiliadora, acompanhado por todas as flores oferecidas pelos alunos, em gratidão por tantas graças recebidas. Na homilia, o Padre Ricardo falou sobre a importância da educação para o nosso crescimento intelectual e espiritual. No final da Eucaristia houve um momento especial de bênção das pastas dos finalistas pelo diretor, Padre Luís Almeida, e a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora. A Festa no Pavilhão terminou com o emocionante hino da Escola e com o divertido FlashMob animado pelos mascotes de Dom Bosco, Domingos Sávio e Nossa Senhora Auxiliadora. Os alunos dos vários ciclos de ensino participaram ainda nas atividades e jogos nos pátios da escola. Os finalistas encerraram as atividades pintando o mural perto das piscinas.

Leia também  Responsáveis mundiais ADMA em Portugal para acompanhar preparação do Congresso de Maria Auxiliadora

“Pela mão de Maria”, inspirados no gesto em que Nossa Senhora pega na mão de Joãozinho Bosco, no dia 23 de maio, os Salesianos do Estoril celebraram a tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Foi um dia repleto de alegria, música, movimento e vida. Pela manhã, o dia começou com a Eucaristia. A celebração, presidida pelo Pe. João Chaves Mendes, Diretor, reuniu toda a comunidade escolar num momento de fé. As leituras sobre o sonho de Salomão e a Perda e Encontro de Jesus no templo reforçaram a mensagem de confiança e acompanhamento de Deus e de Nossa Senhora nas nossas vidas. Já no final da celebração, os alunos finalistas do 12.º ano, tocaram o coração de todos os presentes, num gesto emocionante, em que agradeceram pelos anos passados na escola e entregaram simbolicamente o seu futuro nas mãos de Nossa Senhora Auxiliadora, reforçando a sua confiança e fé para os novos caminhos que irão trilhar. Após a Eucaristia, o pátio da escola transformou-se num animado arraial, onde os alunos, desde os mais pequenos aos mais crescidos, dinamizaram e participaram em diversos jogos e atividades. Os jogos, o torneio, as bancas e as tendas nos pátios, a decoração e a música, as crianças e os jovens, os educadores e antigos alunos, a interação entre as várias gerações… tudo criou um verdadeiro ambiente festivo que a todos agradou. À tarde, o “DreamFestival” trouxe um espetáculo de talento e sonhos à escola. O evento incluiu uma tocante encenação do “Sonho dos Nove anos de São João Bosco”, protagonizada pelos alunos do 3.º ano, e a homenagem de alunos e colegas ao Professor de Música António Ferreira, pelos muitos anos de dedicação à comunidade dos Salesianos do Estoril. A Festa de Nossa Senhora Auxiliadora deste ano destacou-se pela energia contagiante e pelo espírito de comunidade, enchendo os corações de todos os presentes com alegria e esperança.

Notícia atualizada: 28 de maio, 14h40

Artigos Relacionados