Salesiano Pe. José Fernandes publica “Poemas úteis e afáveis”

O Pe. José Fernandes, sacerdote salesiano, publicou recentemente “Poemas úteis e afáveis”. A obra reúne 80 poemas que são uma viagem pelos 100 anos de vida do sacerdote salesiano natural de Cicouro, Miranda do Douro.

A coletânea de poemas, publicada pela Salesianos Editora, é o olhar de um homem de fé sobre o mundo que o rodeia. Um olhar revestido de beleza, capaz de encontrar a grandeza do Criador na pequenez dos gestos e simplicidade dos rostos.

“Poemas úteis e afáveis” sucede a outros livros de poemas do mesmo autor: “Terra Minha Mãe”, editado em 2002, e “A Harpa do Meu Louvor”, em 2020.

Entre vários outros títulos publicados pela Salesianos Editora, o Pe. José Fernandes foi o responsável pelas traduções portuguesas de “Dom Bosco entre nós “, de Marcelle Pellissier, e “S. João Bosco – Uma Biografia Nova”, de Terésio Bosco.

É também da sua autoria o livro de contos La Mona l Maio – Cuontos de la Raia i de l Praino (A Mona de Maio – Contos da Raia e do Planalto). O livro é uma edição bilingue, com tradução em mirandês de Alcides Meirinhos, e apresenta uma série de contos do Pe. José Fernandes que retratam uma aldeia raiana mirandesa, com memórias das pessoas que nasceram e cresceram no século XIX e de tradições perdidas no tempo, como o Maio. La Mona l Maio teve uma segunda edição em 2020.

Artigos Relacionados