Presenças salesianas comemoram Festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos

A celebração da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Família Salesiana e das obras salesianas, é celebrada com especial devoção nos ambientes salesianos. Nas escolas salesianas de Portugal e Cabo Verde, o dia 24 de maio é um dia de festa.

Nos Salesianos do Porto a festa de Maria Auxiliadora foi antecipada e celebrada a 19 de maio com a presença do Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça. A comunidade educativo-pastoral agradeceu a sua missão, dedicação e entrega à frente dos destinos dos Salesianos em Portugal e em Cabo Verde. Também foi um momento especial para os alunos do 12.º ano, que terminam este ano mais uma etapa importante nas suas vidas. O dia foi repleto de atividades, recordando o ambiente oratoriano típico de uma casa salesiana.

Em Mogofores, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora celebrou a festa da sua padroeira no dia 24 de maio com a celebração eucarística, durante a qual decorreu também a renovação das promessas do grupo da Associação de Devotos de Maria Auxiliadora.

Na presença salesiana de Évora, a festa litúrgica de Maria Auxiliadora decorreu igualmente no dia 24 de maio com a Eucaristia na paróquia dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, em que participaram os alunos do Ensino Básico, Secundário e também os mais pequenos da Educação Pré-Escolar. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. António Gomes. A recente realização dos Jogos Salesianos em Évora e a realização de provas de aferição para o 8.º ano nesta data, impediram um programa mais alargado para esta festa comemorativa da inspiradora da obra salesiana. A comemoração integra um conjunto de outras atividades, designadamente no campo artístico, ao longo do mês de maio, mês dedicado todo ele à devoção mariana.

Leia também  Novena Mundial dedicada a Maria Auxiliadora

No Funchal, dezenas de alunos, docentes e funcionários da escola celebraram a Eucaristia no pátio da escola. A celebração assinalou também os 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Gonçalo Carlos, vigário e coordenador da Pastoral dos Salesianos do Funchal.

Os Salesianos do Estoril festejaram a sua padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, na noite de dia 24, com a celebração da Eucaristia na igreja da escola seguida da Procissão de Velas, na qual toda a comunidade rezou o terço pelos espaços escolares. Esta procissão pôde contar com a presença de vários grupos da catequese do 3.º e do 4.º ano da escola, que encenaram cada mistério rezado do terço a Nossa Senhora Auxiliadora. Ambos os momentos contaram com a presença alargada da comunidade educativa, desde alunos e seus familiares, antigos alunos, professores, funcionários e famílias amigas.

No dia 25, a festa para a comunidade escolar começou com a Eucaristia de Ação de Graças pelo ano letivo que está a terminar, e juntou toda a comunidade educativa no pavilhão da escola. Às 11 horas, houve um tempo de pequenas conferências para os jovens peregrinos que irão participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e que teve como propósito explicar os vários momentos da Jornada. Este TEDx contou com a presença de cinco convidados: Isabel Mónica, apresentou os Eventos Centrais da semana em que o Papa Francisco estará presente; Claúdia Lourenço, o Festival da Juventude e as várias valências do mesmo; Francisca Loureiro, a Cidade da Alegria, onde funcionará o Parque do Perdão e a Feira Vocacional; Marta Padrão, que falou sobre o voluntariado, e o Pe. Diogo Almeida, que apresentou a WYD DON BOSCO 23, organização responsável pela participação salesiana na JMJ. Depois da conferência, os alunos seguiram para as suas turmas que tinham como dinâmica neste dia de festa escolar apresentar um país através de jogos ou atividades culturais.

Leia também  Celebração de Nossa Senhora Auxiliadora

Artigos Relacionados