Peregrinação Nacional das Escolas Salesianas a Fátima

No dia 22 de maio a Peregrinação Nacional das Escolas Salesianas reuniu em Fátima cerca de 8000 pessoas, entre alunos, professores, educadores e pais das comunidades educativas das escolas salesianas de Portugal e Cabo Verde.

A azáfama da partida dos autocarros precedeu a alegria da viagem e a beleza do encontro em Fátima entre as nove escolas participantes (Estoril, Évora, Lisboa, Manique, Mogofores, Poiares, Porto, Funchal e Cabo Verde – Ilha de S. Vicente).

O dia foi dividido em três momentos fortes: Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, a apresentação do Musical “Dom Bosco” (para os meninos do 1.º ciclo houve o momento de animação “Boa tarde com D. Bosco e sempre com Maria”) e a visita por grupos ao Santuário de Fátima.

O respeito e a atenção manifestados durante a celebração foram exemplares. O testemunho dos finalistas de todas as casas salesianas foi especialmente marcante e reforçado nas palavras finais do Provincial, Pe. Artur Pereira, que presidiu à cerimónia: “Oxalá estes jovens possam dar corpo e tornar realidade ao sonho de Dom Bosco, que deve perdurar no tempo e na eternidade”.

O musical Dom Bosco, realizado pelas classes de teatro musical e dança dos Salesianos de Lisboa, foi apresentado por três vezes no auditório principal do Centro Paulo VI, para que assim todos os alunos o pudessem ver. O empenho e alegria apresentados em palco por todos os atores e dançarinos traduziu-se numa verdadeira viagem ao coração de D. Bosco, mostrando que o amor que ele tinha por Jesus e a sua profunda devoção à Virgem Maria, se materializaram numa vida de total dedicação aos jovens.

Para ver mais fotos da peregrinação carregue aqui.

Artigos Relacionados