In Memoriam Padre Amador Anjos

Condolências de Salesianos e Antigos Alunos.

Faleceu no dia 2 dezembro aos 98 anos de idade o Pe. Amador Anjos, salesiano. O Pe. Amador desenvolveu ao longo da sua vida importantes e diversificadas atividades, das quais destacamos as seguintes: professor de Filosofia e de Literatura Portuguesa no Estudantado Filosófico de Manique, de 1957 a 1967; pároco na paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Lisboa, de 1975 a 1991; investigador da Presença Salesiana em Portugal, de 1991 a 2007. As publicações resultantes desta investigação granjearam-lhe o respeito e o reconhecimento da Academia Portuguesa de História que, em cerimónia realizada a 21 de julho de 2017, lhe impôs o colar de Académico Honorário. 
O Pe. Amador deixa-nos um exemplo de salesiano íntegro, culto, delicado, em constante atitude de abertura ao futuro e aos novos tempos. 
Paz à sua alma.

JOSÉ ARMANDO GOMES

CONDOLÊNCIAS 

«Aprendi muito com o saber de experiência feito do P. Amador, sobretudo no cultivo esmerado da língua de Camões, na investigação da historiografia salesiana, na escrita de documentos que ficam para a posteridade, na capacidade de trabalho (sobretudo ao nível da correção de provas), no esmero e atenção à Palavra de Deus e Liturgia. Recordo-o também como irmão de trato afável e delicado, sereno e bem-humorado.  Perdemos um grande salesiano, mas ganhámos mais um intercessor junto de Deus.» Pe. João de Brito Carvalho, Diretor da Escola Salesiana de Artes e Ofícios de S. Vicente – Cabo Verde e antigo Diretor do Boletim Salesiano.

«Desde que o conheci, ele foi sempre uma referência para mim, quer enquanto salesiano no ativo, quer, depois, pela vida fora. Figura tutelar e “luminosa”, o Pe. Amador esteve sempre presente na minha vida e continuará a estar enquanto a Deus aprouver. A minha saudade do Pe. Amador transformar-se-á em alegria porque eu acredito que ele está em Deus, com D. Bosco no jardim salesiano. A minha oração sobe até Deus a agradecer-Lhe este homem bom, sábio e humilde.» Dr. Nascimento Augusto Afonso, antigo professor e diretor da Escola Secundária de Santo Tirso e antigo aluno do Pe. Amador

Leia também  «Francisco e Dom Bosco»

«Morreu-nos um homem bom, um sábio e santo salesiano, um mestre memorável. A vida e a obra do Padre Amador não é apenas património da sua Família Religiosa nuclear, mas de um conjunto de amigos e admiradores muito mais amplo, tão amplo como a sua “Ragione, Religione e Amorevoleza”. Hoje, logo que soube da partida do bom amigo e bom exemplo, recordei em família pontos cintilantes da sua memória e rezámos por ele e… rezámos-lhe, com saudade, com afeto, com gratidão, com fé, com esperança.» Prof. Doutor José Marques, antigo professor na Universidade do Minho e antigo aluno do Pe. Amador

«Não posso deixar de manifestar o meu grande pesar pelo falecimento deste homem, salesiano e sacerdote que marcou profundamente todo o meu percurso de vida pelo exemplo de humildade, subida competência e amável serenidade. Não esquecerei as aulas de literatura portuguesa em Manique: a imagem que dele me fica é a de o ver caminhar silencioso, sempre ligeiramente absorto mas com um leve sorriso, pelo corredor entre as salas de aula e a biblioteca, durante o meu tempo de filosofia. Deus o terá entre os seus eleitos. Para mim, ficará sempre uma grata lembrança.» Prof. Doutor Fernando Taveira da Fonseca, antigo professor na Universidade de Coimbra e antigo aluno do Pe. Amador

«Tive a honra de ser aluno do Padre Amador dos Anjos, em Manique, na disciplina de Literatura Portuguesa no ano lectivo de 1962-1963, no meu 6.º ano dos Liceus. Ainda guardo religiosamente as folhas datilografadas com os exercícios de análise literária que ele, na sua letra miudinha, me corrigiu e anotou, a vermelho. Com ele aprendi, de facto, muito do que hoje sei na arte da escrita e da interpretação textual.  
Que descanse em paz quem, tão diligentemente, soube espalhar o pensamento pedagógico e sacerdotal de D. Bosco, o insigne fundador, em finais do século XIX, da Obra Salesiana. Tempo é não de tristeza por quem parte, mas de conforto e reconhecimento pelo exemplar testemunho que nos legou.»
Prof. Doutor José d’Encarnação, antigo professor na Universidade de Coimbra e antigo aluno do Pe. Amador

Artigos Relacionados