fbpx

CG28: à redescoberta do “Evangelho de Dom Bosco”

Salesianos > Notícias > CG28: à redescoberta do “Evangelho de Dom Bosco”

No dia 26 de fevereiro, os Salesianos reunidos em Capítulo Geral, participaram no retiro de Quarta-Feira de Cinzas, orientado pelo Pe. Pascoal Chávez sobre a “Carta da Roma” de Dom Bosco.

«A Carta de Roma é o “Evangelho de Dom Bosco”, respira a atmosfera dos inícios, que continuam “normativos”, e convida à conversão espiritual (a Deus), pastoral (aos jovens), estrutural (tornando as nossas presenças mais evangelizadoras para levar os jovens a Cristo e à Igreja). É ali que encontramos aquela esplêndida frase de Dom Bosco: “Que os jovens não somente sejam amados, mas que eles mesmos saibam que são amados”», recordou.

A genialidade pedagógica de Dom Bosco exprime-se noutra extraordinária frase: “Que, sendo amados nas coisas de que gostam, participando nas suas inclinações juvenis, aprendam a ver esse amor naquelas coisas que naturalmente lhes agradam pouco, como a disciplina, o estudo, a mortificação de si mesmos, acabando por as fazer com amor”.

«Há, pois, um elemento de racionalidade que deve intervir, ou seja, a necessidade de um conhecimento que o educador salesiano deve adquirir e pelo qual se deve deixar guiar: conhecer os jovens, compreender as suas situações, os seus problemas, as suas necessidades para saber enfrentá-los», afirmou o Pe. Chávez.

Artigos Relacionados