bem estar espiritual

«Bem-estar espiritual» reduz ansiedade e depressão

Agência Ecclesia/ Folha do Domingo/Fotografia: Samuel Mendonça

A importância da assistência espiritual nos cuidados de saúde esteve em análise na I Jornada de Espiritualidade do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

A investigadora na área da espiritualidade de pessoas com cancro, Helga Martins, afirmou que as pessoas com maiores níveis de bem-estar espiritual têm menores níveis de ansiedade e depressão.

“Está comprovado que a oração tem um papel fundamental na diminuição da angústia espiritual”, explicou a enfermeira do serviço de neurologia na unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. A especialista deu conta da importância da “espiritualidade” ao nível da “tolerância e controlo da dor”, afirmando que esta dimensão “é utilizada, também, como uma estratégia de ajuste à doença”.

No encontro, a enfermeira Cristina Francisco, da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, afirmou que “sendo a espiritualidade uma dimensão humana, então ela diz respeito a todos os profissionais de saúde”.  

 

 

Artigos Relacionados