18.000 jovens vão participar nas atividades de verão promovidas pelos Salesianos de Espanha

O verão salesiano em Espanha é um período repleto de atividades e de diversão para milhares de crianças, jovens e adolescentes, uma continuação do trabalho educativo realizado durante o ano escolar. Após dois anos de restrições devido à pandemia, as estimativas indicam que, este ano, 18.000 jovens vão participar nas atividades de verão promovidas pelos Salesianos de Espanha.

De junho a setembro, estão previstas cerca de 160 atividades para crianças e jovens. A oferta inclui 102 iniciativas do “Verão Urbano”, ou seja, atividades que decorrem nos próprios centros que incentivam a uma participação maior; 23 acampamentos na natureza e 31 acampamentos do “Itinerário da Educação à Fé” (IEF), projetados especificamente para o cuidado espiritual e pastoral dos jovens. Todas estas propostas são possíveis, graças ao envolvimento de cerca de 300 salesianos e 2.750 animadores jovens que, preparados, dedicam parte das suas férias ao acompanhamento de crianças e adolescentes.

Este ano também está previsto um “Campobosco”, evento em que jovens das Províncias de Espanha e de Portugal se reunirão em Turim, Itália, de 30 de julho a 8 de agosto, para visitar os lugares que tiveram um papel fundamental na história de Dom Bosco e no nascimento do movimento salesiano: espera-se a participação de 660 jovens espanhóis e cerca de 50 participantes portugueses. Outro grupo ainda participará na Peregrinação Europeia dos Jovens a Santiago de Compostela, organizada pela Conferência Episcopal Espanhola.

Mas o verão é também um tempo de formação. Godelleta (Valência), Sanlúcar la Mayor (Sevilha), Llinars del Vallés (Barcelona) e Mohernando (Guadalajara) vão acolher Dias de Formação para cerca de 150 Jovens Animadores. O objetivo é proporcionar-lhes uma formação técnica e espiritual, para que possam continuar a desenvolver uma tarefa de animação com outros jovens. Mas também os salesianos, os membros da Família Salesiana e os educadores aproveitarão desse tempo para cuidar da sua formação. Entre os encontros já confirmados estão os “Dias de Atualização Teológico-Pastoral”, em Santiago de Compostela entre os dias 22 e 24 de julho, que contarão com a participação de um grupo de salesianos. O Pe. Jesús Rojano, sdb, abordará o tema: “Um olhar sobre a cultura jovem de hoje”.

Leia também  Salesianos de Setúbal: Avançamos no sonho dos Encontros com D. Bosco

Fonte: Salesianos Comunicación/ANS

Artigos Relacionados