“O meu sonho não é construir igrejas ou escolas, mas anunciar a mensagem de Cristo aos jovens pobres e abandonados”

Hoje, partilhamos a entrevista de Christophe Cito, à ANS, um salesiano congolês de 27 anos, que foi enviado, em 2021, na 152ª Expedição Missionária Salesiana, para a presença salesiana de Cabo Verde, da Província de Portugal.

O destino para onde vai foi o Christophe que escolheu ou foi enviado para lá?
Não escolhi, mas fiquei feliz quando recebi a notícia. Também me senti feliz e bem-vindo na minha nova Província, quando lá estive durante uma semana, antes de vir para Roma e para Turim para fazer o Curso de Orientação para os Novos Missionários.

Como é que os seus familiares e pessoas mais próximas reagiram quando souberam desta sua decisão?

Todos os membros da minha família acolheram, de forma muito positiva, esta minha decisão, e rezam, por mim, todos os dias. Quanto aos amigos e irmãos, têm-me encorajado muito e continuam a fazê-lo, através de telefonemas e e-mails.

Tem alguma dúvida ou medo relativamente à nova cultura ou à nova realidade que vai conhecer?

Tenho alguns receios, sim, especialmente porque não sei o que me espera; mas o curso de orientação missionária tem-me dado mais confiança e coragem, e já me sinto pronto para enfrentar os momentos difíceis que poderão surgir na minha vida missionária.

Que planos ou sonhos tem para a sua missão?

Tenho vários, mas o primeiro é que eu possa evangelizar com o meu testemunho de vida. O meu sonho não é construir igrejas ou escolas, mas anunciar a mensagem de Cristo aos jovens pobres e abandonados.

Existe algum modelo de missionário que pretenda seguir?

Tenho muitos, mas cada pessoa tem o seu próprio estilo. Há o próprio Dom Bosco, missionário incansável. Há também o exemplo dos grandes missionários que vieram à minha Província, de África Central (AFC), e testemunharam o amor de Cristo com o seu estilo de vida.

Leia também  Bernard Frossard: “A JMJ pode inspirar a seguir Jesus Cristo na vida sacerdotal ou religiosa”

A vida missionária é, antes de tudo, evangelização e zelo pastoral pelas almas. Sente-se pronto para isso?

Sim, a vida missionária é exatamente isso! Porque o missionário é aquele que traz vida; é um homem de Fé.

Que mensagem quer enviar aos seus irmãos ou aos jovens?

A minha mensagem para os irmãos é um convite a amar a vida missionária, porque a Igreja é missionária, e é graças aos missionários que a Congregação está em todo o mundo!

Aos jovens digo, vocês são a esperança da Igreja de hoje. Sem vocês o Evangelho não será conhecido em todo o mundo… O mundo precisa de vocês para anunciar a Boa Nova de Jesus!

Entrevista: ANS

Artigos Relacionados