Um Sonho Realizado

“O Senhor é meu pastor: nada me falta.” Sal. 23 (22).1

Nuviosa é a noite de onde desponta esta madrugada. Sob o teu olhar, Pai, embaçado no cansaço do dia, adormeci. Na quietude torpe do repouso, amanheço subitamente! Estou num sonho e a matiz da minha paleta não chega para descrever o que vejo: um pátio a perder de vista, muitos rapazes zangados, beligerantes em bulha, insultos e zombaria. De punhos cerrados, de cabeça perdida, interpelo o motim. Conforta a minha alma Senhor, mostra-me o caminho justo… E Tu, Venerável, antecipas o meu apelo e eis, Contigo, a Mãe e Mestra!

“Recebeste-me com todas as honras, e a minha taça transborda.” Sal. 23 (22).5

De lápis suspenso, ouso titubear os primeiros traços. Neste apontamento inicial, esquisso, Joãozinho caminha alegre na madrugada. Atrás de si plácidos cordeiros pulam e exultam sobre as nuvens. Já não há feras nem lobos…

“Não terei receio de nada, porque Tu, Senhor, estás comigo.” Sal. 23 (22).4

Junto ao esboço pouso, alinhado, o repositório de aguarelas. Uma dúzia de cores embutidas em pequenos sulcos. Com relego, humedeço o conjunto até que da pasta se faça tinta. Em pinceladas suaves, defronte do Senhor Majestoso e da Senhora e Mestra, dou forma pictórica ao pronunciado.

Torna-te humilde, forte e robusto.

Olha… aprende… sê paciente.

Chama os jovens à vida, ao amor, à fé e à plenitude!

Diante do Ressuscitado e da Auxiliadora, caminha agora D. Bosco, na idade adulta, pai e mestre da juventude. Com estima e esmero, remato a composição com aguadas delicadas e translúcidas. Pouso os pincéis e contemplo a profecia realizada que ainda nos inspira e ilumina. Um sonho sonhado, um sonho realizado e um sonho que faz sonhar. No rosto de cada um dos jovens, incontáveis aspirações e uma certeza.

Leia também  Vaticano: "Uma oferta ao Santo Padre"

“A tua bondade e o teu amor acompanham-me todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor, ao longo dos meus dias” Sal. 23 (22).6

Da mihi animas, cetera tolle.

Texto e Ilustração: Nuno Quaresma

“Avançamos no Sonho” Publicado no Boletim Salesiano n.º 603 de maio/junho de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa. Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados