SolSal Lisboa: a história da nossa Horta

Corria o ano de 2012 quando o SolSal Lisboa, através de um protocolo com a Junta de Freguesia de Campolide, deu início a um projeto muito especial nas Hortas Comunitárias da Quinta da Bela Flor. Desde então várias famílias acompanhadas tiveram a oportunidade de participar nas Hortas SolSal e de cultivar pequenos talhões para consumo próprio. Pedimos à mãe Susana que nos falasse da sua experiência e o resultado é uma história tão bonita que publicamos na íntegra.

«E tudo começou assim: num dos encontros promovidos para pais e crianças no SolSal soube que estavam disponíveis pequenos terrenos para quem quisesse ter uma hortinha… Horta em Lisboa? Que coisa estranha, nunca sequer tinha pensado que se pudesse trazer o campo para a cidade.

Sendo eu nascida e criada em Lisboa, mas com pais transmontanos, quando era pequenina sempre tive contacto com o campo nas férias de Verão. Mas agora já crescida, e tendo eu duas filhas que nunca tinham tido essas experiências, achei que seria fantástico para aprenderem um pouco mais de onde vêm os legumes e as frutas que aparecem no prato à hora das refeições. Claro que não tinha qualquer conhecimento de como cuidar a terra, plantar, semear e cuidar de uma horta. Valeu-me a ajuda e conhecimento do meu pai.

E assim nasceu, em 2015, a nossa hortinha e a “Anabela das Couves”!

Nestes cinco anos de cultivo da terra, tivemos tomates, morangos, framboesas, cebolas, couves, curgetes, alfaces, batatas, feião verde, piripiri, cana-de-açúcar e ervas aromáticas, alecrim, coentros, hortelã, manjericão e salsa. Claro, tudo no seu devido tempo.

Levámos muitos amigos a visitar a horta, muitos deles coleguinhas das minhas filhas que, pela primeira vez, tiveram a noção de onde nasciam, cresciam e como realmente eram essas coisinhas maravilhosas antes de irem para as prateleiras dos supermercados.

Leia também  Bispos Salesianos em Turim

Entretanto, veio a pandemia e a horta passou a ser uma excelente forma de ocupar o corpo e a mente, de aproveitar para respirar ar puro e de acreditar que, tal como na vida, tudo o que semearmos e cuidarmos com amor terá bons frutos!»

Artigos Relacionados