Salesianos enviam donativo para ajuda humanitária à Ucrânia

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, através da plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano, uniu-se aos esforços dos Salesianos para recolher apoio para a população da Ucrânia. Na última semana a plataforma conseguiu reunir donativos no valor 10.000 euros.

A Missão Dom Bosco já fez o primeiro envio para ajuda imediata. Entre 28 de fevereiro e 3 de março foram doados 10 mil euros na plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano destinados à Ucrânia. Este valor foi enviado para os Salesianos da Ucrânia que estão a dar acolhimento e apoio à população.

Os Salesianos estão no país desde 1990 e têm atualmente obras em Kyiv, Lviv e Dnipro, pertencentes à Visitadoria Maria Auxiliadora da Ucrânia, de rito grego-católico; e as presenças de rito latino em Bibkra, Peremyshliany, Zhytomyr, Korostyshiv e Odessa, que pertencem à Província da Polónia do Sul, que tem sede em Cracóvia. As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) também têm três obras na Ucrânia, em Lviv, Odessa e Kyiv.

Salesianos mobilizam-se

Da Ucrânia chegaram nas últimas semanas os relatos publicados pela Agência de Notícias Salesiana das ações dos Salesianos e das FMA presentes na Ucrânia e nos países vizinhos para prestar apoio imediato às populações nas cidades ucranianas e aos refugiados que chegam à Polónia, Eslováquia e Moldávia.

Nos primeiros dias da invasão da Ucrânia pela Rússia, os salesianos das comunidades salesianas e das FMA no país começaram a acolher pessoas nas suas instalações e a ajudar na deslocação das pessoas até às fronteiras, bem como a distribuir os bens doados.

Os Salesianos e as FMA dos países vizinhos, Polónia, Eslováquia e Moldávia, têm também prestado auxílio. Nos primeiros dias após a intensificação da violência, a Procuradoria Missionária Salesiana de Varsóvia lançou uma campanha de arrecadação de fundos para ajuda humanitária. Alimentos, água, medicamentos, geradores elétricos, combustíveis, instalação de centros para deslocados e migrantes internos são as necessidades imediatas identificadas e estão entre as prioridades dos Salesianos da Polónia, a que pertencem as presenças nas cidades ucranianas de Korostyshiv, Peremyshliany, Bibkra e Odessa.

Leia também  Filipinas – De campo de futebol a campo de hortaliças: a criatividade salesiana ao serviço dos pobres

Na Eslováquia, os Salesianos colaboram com os Salesianos de Lviv e a polícia ucraniana na retirada de crianças da cidade ucraniana para serem entregues ao cuidado de famílias eslovacas. 

Multiplicam-se as ações salesianas em várias partes da Europa e do mundo para apoiar os ucranianos. Em Itália, no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Índia e na Província de África Oriental surgem iniciativas para angariação de fundos e de bens e para preparar o acolhimento de refugiados.

Em Portugal a campanha de angariação de fundos da Missão Dom Bosco prossegue. Ao Jornal da Madeira, o Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde, Pe. José Aníbal Mendonça explicou: “em consonância com as indicações do nosso Reitor-Mor, avançamos com uma recolha de fundos para apoiar as ações solidárias que estão a ser desenvolvidas na Ucrânia. Às nossas pessoas amigas e outras que queiram associar-se estamos a dar esta oportunidade para ajudar”. “Esta é uma ajuda que, seguramente, vai direta às necessidades daquelas pessoas”, concluiu.

Artigos Relacionados