Ajuda Humanitária para a Ucrânia

Ucrânia: Salesianos acolhem refugiados. Faça o seu donativo

Na sequência do ataque russo à Ucrânia, as presenças salesianas no país preparam-se “para acolher refugiados e permanecer ao lado dos mais necessitados”.

São palavras do Pe. Mykhaylo Chaban, Provincial da Visitadoria Salesiana da Ucrânia, numa carta dirigida a toda a Congregação Salesiana, e que aqui partilhamos.

Os Salesianos na Ucrânia estão a receber refugiados nos espaços de que dispõem e solicitaram ajuda financeira de todos para a preparação do abrigo e apoio aos refugiados (comida, camas, cobertores, etc.). Esperam acolher até 300 pessoas, incluíndo os 75 jovens que já se encontram ao cuidado dos Salesianos neste momento. As entidades oficiais já estão a pedir ajuda para os próximos dias.

Para ajudar, pode enviar o seu donativo através da plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano através de transferência bancária, MB Way, cheque ou vale postal.

Mensagem do Pe. Mykhaylo Chaban

25 de fevereiro de 2022

Caros irmãos, gostaria de vos dar algumas informações sobre a situação na Ucrânia, que é muito trágica.  Infelizmente, a Rússia iniciou a guerra com a Ucrânia, atacou o nosso povo, quer tirar-nos a liberdade e a democracia, tenta fazer com que o nosso país volte a estar sob a sua dependência. O nosso povo opõe-se, o nosso exército, mesmo que não esteja tão bem equipado, tenta lutar com o inimigo. Há muitas vítimas entre os soldados, mas também entre os civis. O mundo inteiro está à espera de decisões imediatas para deter o agressor.  Por toda a Ucrânia existe o perigo de bombardeamentos. Hoje a nossa capital em Kyiv está a sofrer muito, mas também as zonas limítrofes da Rússia. As pessoas estão a fugir das suas casas. Como Salesianos estamos em várias grandes cidades: Kyiv, Lviv, Zytomer, e Dnipro. Estamos com o povo até ao último momento. Tentamos ser nós a dar esperança às pessoas desiludidas. Estamos a criar espaços para refugiados nas nossas estruturas salesianas, e a criar locais para abrigos em caso de bombardeamentos. Hoje já estamos à espera dos primeiros refugiados que estão a ser trazidos pelo nosso irmão, Pe. Oleg, que foi para as zonas próximas da fronteira russa, onde há combates. Foi para lá arriscando a sua vida. O lar das nossas crianças em Lviv, onde temos 70 crianças sob os nossos cuidados, acolherá outras crianças de orfanatos no leste da Ucrânia e de famílias em dificuldades. Estamos a preparar o espaço. Temos também de garantir todo o apoio necessário.  

Caros irmãos, peço-vos antes de mais nada que rezem pela Ucrânia e que estejam abertos se os refugiados vierem para o nosso país. Agradeço-vos toda a vossa ajuda e apoio.

Com carinho e oração.

Pe. Mykhaylo Chaban, Províncial da Visitadoria da Ucrânia

Artigos recentes

Sobre segui-l’O
28 de Novembro, 2022Por
Musicentro do Estoril assinalou os 10 anos de existência
28 de Novembro, 2022Por
Dom Bosco e a música
28 de Novembro, 2022Por
Cartaz do lema do Reitor-Mor para 2023 com ilustração portuguesa
24 de Novembro, 2022Por

JMJ Lisboa 2023
WYD DON BOSCO 23
O MJS já está a caminho da Jornada Mundial da Juventude

Saber mais

Próximos eventos

Não há nenhum item que corresponda aos seus critérios de pesquisa. Por favor, tente novamente com palavras-chave diferentes.

Artigos Relacionados