Primeiro contrato de aprendizagem redigido por Dom Bosco completou 170 anos

A Agência de Notícias Salesiana, ANS, publicou recentemente uma imagem do manuscrito redigido por Dom Bosco em 1852 para a formação profissional de um aluno do Oratório de Valdocco.

O documento começa por definir: “Contrato entre o digníssimo Giuseppe Bertolino, mestre marceneiro, morador em Turim, e o jovem Giuseppe Masso, natural de Mondoví; com intervenção do Rev. Sac. Giovanni Bosco e com assistência e consentimento do pai do dito jovem, Vincenzo Masso, natural de Garessio e morador nesta capital”.

O contrato, com data de 8 de fevereiro de 1852, para além de estabelecer a duração do curso, a remuneração e o progressivo aumento do salário, determinava também dias de descanso nos dias santos, permitindo ao jovem frequentar a catequese e as celebrações do Oratório, e um período de 15 dias de férias por ano.

O documento redigido e assinado por Dom Bosco há 170 anos é considerado por muitos estudiosos o primeiro contrato de trabalho moderno e documenta bem a preocupação do fundador das escolas salesianas no acompanhamento dos jovens que ensinava nas suas oficinas.

Artigos Relacionados