Papa Francisco vai publicar Carta Apostólica sobre São Francisco de Sales

O Papa Francisco deverá publicar uma Carta Apostólica sobre São Francisco de Sales. A notícia foi adiantada pela revista online La Croix que avança a data de 28 de dezembro para a sua publicação.

O Papa Francisco marcará o 400.º aniversário da morte de São Francisco de Sales, Bispo de Genebra, com uma carta prevista para o final do ano. Segundo a La Croix, a 28 de dezembro o Papa lançará uma carta apostólica sobre São Francisco de Sales, figura que inspirou São João Bosco e que deu o nome à Congregação Salesiana, por este fundada.

Em 1854, Dom Bosco declarou: “Nossa Senhora quer que criemos uma Congregação. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Colocamo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales, com a finalidade de participar da sua imensa amabilidade”.

Considerado o padroeiro dos escritores e jornalistas por causa do amplo uso que fazia de livros e folhetos e também pelos esforços que fez para converter os calvinistas da sua diocese. Escreveu sobre direção e formação espiritual, sendo as suas obras mais divulgadas a “Introdução à Vida Devota” (1608) e o “Tratado do Amor de Deus” (1616).

São Francisco de Sales nasceu a 21 de agosto de 1567, no Castelo de Sales, condado de Sabóia, e faleceu a 28 de dezembro de 1622, em Lyon. A sua festa litúrgica celebra-se a 24 de janeiro, dia em que foi sepultado na igreja do Mosteiro da Visitação em Annecy, ordem por ele fundada em 1610. Foi canonizado pelo Papa Alexandre VII, em 1665 e declarado doutor da Igreja pelo Papa Pio IX, em 1877.

No ano em que se celebram os 400 anos da morte do Santo que deu o nome aos Salesianos, têm sido várias as iniciativas que assinalam a data. A Congregação Salesiana dedicou a ele o Lema da Família Salesiana para 2022: «Fazei tudo por amor, nada por força». •

Artigos Relacionados