Padre Miguel Barros homenageado no centenário do seu nascimento

No último domingo, dia 8 de outubro, decorreu em Cascais uma homenagem ao salesiano Padre Miguel Barros. Antigos alunos e atletas do clube que fundou, a Associação Juventude Salesiana, prestaram tributo à memória do professor e treinador.

A homenagem incluiu o Torneio Centenário Padre Miguel de mini-hóquei, a entrega de medalhas aos atletas e uma Missa evocativa na Igreja da Nossa Senhora Auxiliadora, terminando a manhã com um almoço convívio nos Salesianos do Estoril. 

À tarde, decorreu a inauguração do Passeio Padre Miguel, no Estoril, junto à Avenida Aida – Praia do Tamariz. Descerraram a placa o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e o Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais.

Seguiu-se uma cerimónia evocativa no auditório do Edifício Cruzeiro, em que dirigentes, treinadores, atletas, pais e amigos do AJS Clube de Hóquei em Patins, salesianos e antigos-alunos, que conheceram, trabalharam e conviveram com o Padre Miguel Barros, partilharam histórias e memórias.

Testemunho de João Sêco*

Era o tempo, aquele, da “Cidade dos Rapazes da Costa do Estoril”, nós com doze anos apenas, a estrearmo-nos no rés-do-chão para a aula de Desenho, uma caixa de cinquenta centímetros pela mão, e Padre Miguel sempre a exigir-nos mais, e melhor, “Nullo die sine lineae”, até que sim, lá conseguíamos a sua aprovação, era o tempo de “Jovens”, semanalmente, e da “Juventude Salesiana”, pontualmente, era o tempo de crescermos, afinal, tão bem guardados por aqueles que nos haviam consagrado a sua vida e o seu trabalho, outros tempos viriam, depois, de colaboração e de amizade estreitas, e nós ainda sem sabermos, então, que tudo aquilo que nos era dado a aprender, a conhecer, a viver, e todo o amor e dedicação em que radicava, haveria de nos acompanhar estrada fora, dia após dia, na memória e no coração, com gratidão, carinho e uma saudade imensa, e nós hoje a procurarmos perpetuar esse testemunho, na sala de aula e no pátio, a todos aqueles que nos são confiados, como outrora havíamos nós sido, na certeza de que ninguém parte enquanto houver quem o recorde e de que, no “Jardim Salesiano”, Padre Miguel continua connosco.

*Antigo aluno dos Salesianos do Estoril e professor de Matemática nos Salesianos de Manique.

Fotografias gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Cascais

Artigos Relacionados