Meetup Digital Salesiano: colaboradores da comunicação em formação

A Fundação Salesianos organizou uma semana de formação para os colaboradores das várias obras salesianas que estão envolvidos na área da comunicação. De 17 a 21 de maio, cerca de oitenta colaboradores das escolas, Artisport, serviços sociais, paróquias, e também colaboradores das Filhas de Maria Auxiliadora, acompanharam as sessões diárias de uma hora sob o tema “Escutar para melhor comunicar” – Meetup Digital Salesiano de Comunicação. Este ano, a organização optou pelo formato online.

No primeiro dia, o salesiano Pe. José Cordeiro apresentou São João Bosco na sua faceta de contador de histórias. Partindo das “Memórias do Oratório de S. Francisco de Sales”, obra essencial do fundador, José Cordeiro explicou como Dom Bosco criou uma narrativa cheia de ensinamentos para os Salesianos, para a Família Salesiana e para os jovens, válida ainda nos dias de hoje.

Pedro Miguel Coelho, assessor de comunicação da Movijovem, orientou o workshop de escrita do segundo dia com exercícios práticos e úteis para os participantes que produzem regularmente conteúdos para as diferentes plataformas e canais da obra Salesiana.

O Meetup incluiu uma sessão com o Pe. Gildásio dos Santos Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social da Congregação em Portugal, em visita às obras da Província em representação do Reitor-Mor. O Pe. Gildásio abordou alguns dos temas sobre os quais tem “escrito e partilhado a nível mundial”, mais voltados para o storytelling.

Marta Fresco, formadora há vários anos em oficinas de Escrita Criativa e Storytelling, apresentou métodos de escrita para estruturam bem uma história.

No último dia, Júlia Duro, responsável pelo projeto IDE, orientou os formandos sobre os meios necessários para contar histórias. Num momento em que os conteúdos multimédia ganham cada vez mais espaço no interesse do público, a formadora licenciada em Comunicação Social explicou formas de criar conteúdo áudio e vídeo e os equipamentos necessários.

Leia também  Primeira Profissão e Profissões Perpétuas de jovens salesianos

O padre Rui Alberto, delegado provincial da Comunicação Social e diretor editorial das Edições Salesianas, foi o anfitrião das várias sessões. No balanço das várias sessões sublinhou a importância de cada um dos participantes enriquecer o seu trabalho individual e em equipa aplicando em cada uma das presenças salesianas os conhecimentos adquiridos na formação.

Artigos Relacionados