Meetup Digital Salesiano de Comunicação: Escrita

O segundo dia do Meetup Digital Salesiano de Comunicação, promovido pela equipa Provincial de Comunicação da Fundação Salesianos, foi reservado ao workshop de Escrita, e contou com a presença de mais de 60 participantes, entre os quais colaboradores das diferentes casas salesianas, SDB, FMA, membros da Família Salesiana e do Movimento Juvenil Salesiano.

O formador, Pedro Miguel Coelho, assessor de comunicação da Movijovem, começou por reconhecer a importância de “escrever bem, de forma sintética e direta”. Com enfoque específico na escrita para web, este workshop pretendeu, em termos gerais, reconhecer a importância de uma comunicação escrita clara para conseguirmos veicular mensagens no meio online; bem como aplicar, de forma satisfatória, as regras básicas da escrita de notícias e de outros conteúdos informativos.

Depois da apresentação dos participantes, Pedro Miguel Coelho começou por fazer o retrato “passo-a-passo” do que é uma notícia, destacando os vários elementos que a compõem: título, lead e corpo. “O título é tudo” foi uma máxima que quis transmitir, alertando para a necessidade de criar títulos atrativos, concisos e claros, mas não ambíguos. O formador partilhou ainda algumas características deste tipo de texto jornalístico, que deve contemplar “frases e parágrafos curtos”, sublinhando que não se trata “de um relatório ou ata”, uma vez que conta o que se passou “com vivacidade”.  “Uma notícia deve dar-nos uma novidade, caso contrário não é notícia”, referiu o Pedro Miguel Coelho.

Quando questionado sobre se uma notícia deve ou não passar emoção, Pedro Coelho sublinhou: “quando escrevemos um texto vai com ele um pouco da nossa identidade”, contudo, “uma notícia deve ter pouca emoção do autor”, concluiu.

Escrita para web

Leia também  Publicada Tese de Mestrado do Pe. João Chaves

Uma vez que a formação recaiu sobre escrita para web, Pedro Miguel Coelho deixou algumas dicas sobre como aproveitar os recursos online disponíveis, nomeadamente: hiperligações, elementos multimédia ou o acesso fácil a fontes. Destacou, ainda, a facilidade de atualização dos textos, bem como a possibilidade de tornar global algo local.

O formador procurou, ainda, orientar os formandos para a produção de conteúdo escrito com exemplos práticos. “A especificidade do meio online permite-nos criar conteúdo mais interessante, com recurso a imagem, vídeo e som”, sugeriu.

Uma vez que o perfil dos participantes era muito variado esta foi uma formação com uma parte prática muito forte, mas que foi capaz de dar resposta a alguns dúvidas e questões de quem, produz, diariamente, conteúdos para as diferentes plataformas e canais da obra Salesiana.

Artigos Relacionados