A Inteligência Artificial (IA) é um tema cada vez mais presente nas discussões sobre o futuro do trabalho, com a preocupação de poder vir a substituir os trabalhadores, contribuindo para o aumento do desemprego.
Da mesma forma que, no Séc. XIX, as locomotivas a vapor revolucionaram o transporte, substituindo as carruagens puxadas por cavalos, a IA está a revolucionar muitos setores ao automatizar tarefas que antes eram realizadas por pessoas. A introdução das locomotivas a vapor eliminou empregos, mas também criou oportunidades na manutenção das máquinas ou na construção de vias-férreas. Mais tarde, também os automóveis mudaram a dinâmica das cidades e a forma como as pessoas viviam e trabalhavam. O que nos mostra a História é que os indivíduos tiveram de se adaptar e adquirir novas competências, mas que os ganhos dessas mudanças foram superiores às perdas.
A IA está a transformar a sociedade, influenciando a maneira como interagimos com a tecnologia no dia a dia, bem como com o nosso trabalho. Hoje, os trabalhadores precisam de se adaptar às mudanças trazidas pela IA, aprendendo novas competências e preparando-se para novos contextos. A IA está a moldar o futuro do trabalho e, como todas as transformações, pode trazer oportunidades. Com o crescimento desta tecnologia, surgem também novas profissões, como especialista em ética de IA ou em análise de emoções. Além disso, a IA pode ajudar a melhorar a produtividade e a eficiência, permitindo que os trabalhadores se concentrem em tarefas específicas e, esperamos, aumentando também o tempo disponível para o lazer. A introdução de uma nova tecnologia pode ter o potencial de criar oportunidades e melhorar a sociedade em que vivemos. No entanto, não nos podemos esquecer de que nunca estivemos na presença de uma adaptação tão exponencial ou radical como esta. Como tal, precisamos todos de contribuir para integrar harmoniosamente a IA no nosso quotidiano, evoluindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e coesa, onde haja trabalho para todas as pessoas, e que enfatize e potencie aquilo em que somos únicos.

Ilustração: imagem gerada por Inteligência Artificial
* José Miguel Sousa, Diretor-Geral da DTIM – Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira
Publicado no Boletim Salesiano n.º 609 de maio/junho de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.