In Memoriam: Faleceu salesiano Manuel Dionísio Martins

Faleceu no dia 22 de maio o L. Manuel Dionísio Martins, pertencente à comunidade de Manique. Em Manique, fazia parte da Residência Artémides Zatti, para onde fora em 2015, para melhor acompanhamento da sua saúde, que estava a requerer muitos cuidados. Os achaques próprios da idade avançada, 98 anos, foram-no debilitando progressivamente, chegando ao termo dos seus dias.

O Sr. Martins era uma “vocação adulta”, expressão que se usava para quem iniciava em idade adiantada a caminhada vocacional para a vida religiosa. Foi em Macau, por volta de 1954, durante o tempo em que fazia o serviço militar, que o Sr. Martins entrou em contacto com os Salesianos. Fez o noviciado com 34 anos.

Foi também no Oriente, em Macau e em Goa, que decorreram os primeiros anos após a Profissão religiosa. A partir de 1962, a obediência religiosa proporcionou-lhe deslocações menos longas: Estoril, Porto, Évora, Vila do Conde, Poiares, Izeda, Mogofores.

Em todos estes locais, o Sr. Martins aplicou as suas competências em atividades de carácter prático, indispensáveis em qualquer comunidade.

Boa disposição, alegria, gosto pelo convívio e pela conversação, sentido religioso da vida, são aspetos que nos ficam da imagem do Sr. Martins. E manifestações de grande amor a Nossa Senhora Auxiliadora. Encomendamos o Sr. Manuel Martins ao Senhor da Vida, pedindo-Lhe que o acolha no seu Reino e que suscite vocações dedicadas à missão salesiana.

Artigos Relacionados