Fátima: Apresentação do Lema do Reitor-Mor para 2018 à Família Salesiana… e duas eleições

Sábado, 13 de janeiro, em Fátima, a Família Salesiana participou em grande número na apresentação do Lema do Reitor-Mor dos Salesianos para o novo ano 2018. (Notícia corrigida 16 de janeiro de 2018)

Este mês de janeiro, dedicado pela Família Salesiana a viver a figura de D. Bosco de uma forma mais intensa e especial, é o mês escolhido para a apresentação explicativa e orientadora do Lema que os Reitores Maiores oferecem a toda a Família Salesiana. É sempre uma jornada muito participada e fervorosamente vivida. E este ano não faltou à regra! O tempo atmosférico não era o mais convidativo, mas isso não foi impedimento para as cerca de setecentas pessoas que ali nos reunimos num já escasso salão do Auditório Paulo VI. O programa foi preparado na simplicidade que pretendeu e conseguiu ser mensagem perceptível para todos. Uma bela oração de começo, um explanar sereno, mas cheio de conteúdo feito, quer pelo Provincial dos SDB, Pe. Aníbal Mendonça, quer pela Ir. Maria da Conceição Santos, em representação da Provincial das FMA, quer pelo próprio Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artimes, através de vídeo, preencheram a primeira parte de uma manhã rica de conteúdos salesianos e nada cansativa. Um pequeno intervalo fez a transição para uma segunda parte mais prática que nos trouxe testemunhos de vida, enquadrados pelas diversas palavras de ordem do Lema: o acompanhar, o escutar, a vocação como chamamento de Jesus, o serviço ao irmão, a proximidade.

A parte da manhã deixou-nos o coração cheio e a alegria redobrada de pertença à Família Salesiana. D. Bosco vivo esteve no meio de nós com a palavra orientadora do seu representante, fazendo-nos perceber que o pedido de Jesus à Samaritana: “Mulher, dá-me de beber” (Jo 4,7) foi a oportunidade aproveitada por essa mulher do Evangelho para Lhe fazer idêntico pedido: “Senhor, dá-me dessa água” (Jo 4,15). Todos compreendemos, então, que esse pedido da Samaritana é o nosso mesmo pedido para vivermos, com intensidade e coerência, a nossa vida cristã e salesiana. Depois do almoço, pelas 15 horas, este dia salesiano encerrou-se com a Eucaristia, como ação de graças a Deus pelo dom da vida de cada um, pelo dom da fé recebida no Batismo, pelo dom de D. Bosco e do seu carisma  que dá  cor e beleza ao caminho de santidade a que todos estamos chamados.

Leia também  Comunidade do Estoril a cantar os Reis

Uma das coisas mais empolgantes deste dia 13 de janeiro, foi ver tantos e tantos membros da Família Salesiana de Portugal, representando os sete ramos apostólicos dessa grande Família: SDB, FMA, SS.CC, ADMA, A. Alunos e A. Alunas, Canção Nova e Voluntárias de D. Bosco. A participação neste encontro renovou energias e aumentou o empenho apostólico. E foi também este encontro que propiciou, quer ao grupo ADMA, quer ao Movimento dos Antigos Alunos/as a eleição das suas presidências nacionais. Assim, depois do almoço e antes da Eucaristia final, o grupo ADMA elegeu a lista proposta para a Presidência Nacional e, pelas 16h30, foi a vez do Movimento dos Antigos Alunos/as  proceder à eleição da Presidência da Federação Nacional. Em ambas as eleições presidiu o Padre Provincial, oficializando assim estes dois atos tão importantes.

Sábado, 13 de janeiro. Fátima. Sob o olhar materno de Maria, este dia foi grande e belo. Voltámos ao dia a dia, certamente com mais entusiasmo e vigor apostólico. D. Bosco ficou contente, não tenhamos dúvidas, e os jovens que nos esperam poderão contar ainda mais connosco para os escutarmos, para os acompanharmos, para estarmos mais com eles e lhes matarmos a sede de vida, oferecendo-lhes Jesus, amigo e companheiro no seu caminhar e crescer.

Artigos Relacionados