Família Salesiana: Uma resposta oportuna

A Família Salesiana, nos seus diversos ramos, é uma Família laboriosa à imagem do seu Fundador, incansável trabalhador na Vinha do Senhor.

Dom Bosco sonhou sempre a sua Família Salesiana como um numeroso grupo de pessoas, de mangas arregaçadas, no meio do mundo, no meio da vida quotidiana, a levar a mensagem de Jesus aos jovens, de todas as maneiras possíveis: pela evangelização no ensino, na paróquia, no centro juvenil, no oratório, no testemunho de vida vivido no emprego e na família, na difusão da boa imprensa, nas obras de solidariedade humana e social. Em todos os lugares onde é mais necessário levar o amor misericordioso e alegre de Jesus, aí se pode encontrar um membro da Família Salesiana. Este era o sonho de Dom Bosco, sonho que se vai realizando ao longo do tempo: cada membro da numerosa e laboriosa Família Salesiana deve ser um apóstolo. Dom Bosco escolheu como patrono um santo afável, humilde e muito bondoso: S. Francisco de Sales e, ao dar-nos uma Mãe, escolheu-A como Auxiliadora laboriosa no seu auxílio a cada um dos membros desta Família. E de tal maneira Maria Auxiliadora cumpre o seu papel, que se pode dizer sem errar: é Ela quem tudo faz, como resposta oportuna que a Família Salesiana intenta dar no mundo em que vive.

Por ocasião dos grandes acontecimentos familiares – Peregrinação ao Santuário de Mogofores, ao Santuário de Fátima, apresentação do Lema do Reitor-Mor, – vemos em cada rosto a alegria do encontro familiar, a serenidade da prece à Mãe comum e o revigoramento do propósito apostólico ao jeito de ser da Família Salesiana. Depois é a partida com nostalgia, lamentando a brevidade daqueles encontros. Mas parte-se com novo entusiasmo e renovado propósito de ser, no seu meio, uma resposta humilde, mas oportuna.

Leia também  Família Salesiana organiza Retiro Quaresmal no dia 21 de março

D. Bosco está vivo no mundo de hoje e opera, como outrora, pelos membros desta numerosa Família Salesiana. E o amor a Jesus na Eucaristia e a devoção sincera e filial a Nossa Senhora Auxiliadora, são os dois maiores legados que deixou, os grandes faróis a iluminar o caminho no apostólico peregrinar da FS.

Artigos Relacionados