Família Salesiana: Uma resposta oportuna

A Família Salesiana, nos seus diversos ramos, é uma Família laboriosa à imagem do seu Fundador, incansável trabalhador na Vinha do Senhor.

Dom Bosco sonhou sempre a sua Família Salesiana como um numeroso grupo de pessoas, de mangas arregaçadas, no meio do mundo, no meio da vida quotidiana, a levar a mensagem de Jesus aos jovens, de todas as maneiras possíveis: pela evangelização no ensino, na paróquia, no centro juvenil, no oratório, no testemunho de vida vivido no emprego e na família, na difusão da boa imprensa, nas obras de solidariedade humana e social. Em todos os lugares onde é mais necessário levar o amor misericordioso e alegre de Jesus, aí se pode encontrar um membro da Família Salesiana. Este era o sonho de Dom Bosco, sonho que se vai realizando ao longo do tempo: cada membro da numerosa e laboriosa Família Salesiana deve ser um apóstolo. Dom Bosco escolheu como patrono um santo afável, humilde e muito bondoso: S. Francisco de Sales e, ao dar-nos uma Mãe, escolheu-A como Auxiliadora laboriosa no seu auxílio a cada um dos membros desta Família. E de tal maneira Maria Auxiliadora cumpre o seu papel, que se pode dizer sem errar: é Ela quem tudo faz, como resposta oportuna que a Família Salesiana intenta dar no mundo em que vive.

Por ocasião dos grandes acontecimentos familiares – Peregrinação ao Santuário de Mogofores, ao Santuário de Fátima, apresentação do Lema do Reitor-Mor, – vemos em cada rosto a alegria do encontro familiar, a serenidade da prece à Mãe comum e o revigoramento do propósito apostólico ao jeito de ser da Família Salesiana. Depois é a partida com nostalgia, lamentando a brevidade daqueles encontros. Mas parte-se com novo entusiasmo e renovado propósito de ser, no seu meio, uma resposta humilde, mas oportuna.

Leia também  Fórum SYM e Festa SYM: A presença salesiana na Jornada

D. Bosco está vivo no mundo de hoje e opera, como outrora, pelos membros desta numerosa Família Salesiana. E o amor a Jesus na Eucaristia e a devoção sincera e filial a Nossa Senhora Auxiliadora, são os dois maiores legados que deixou, os grandes faróis a iluminar o caminho no apostólico peregrinar da FS.

Artigos Relacionados