Escolas, Obras e Serviços Sociais Salesianos promovem Campanhas de Natal

Nesta época do ano as casas salesianas, as equipas de Pastoral e os Serviços Sociais salesianos unem-se para promover nas várias comunidades as tradicionais Campanhas de Natal. Um apelo à solidariedade de todos.

Por estes dias decorrem várias ações no Estoril, em Évora, no Funchal, em Lisboa, em Manique, em Mirandela, em Mogofores e no Porto.

No Estoril, a campanha solidária deste Natal vai ajudar duas associações. O valor dos bilhetes de entrada nas três Festas de Natal da escola vão reverter para a Associação Ajuda de Berço. Os bens alimentares, de higiene e vestuário recolhidos pelos alunos vão ser entregues à Turma Solidária, associação de solidariedade social de Alcabideche.

Em Évora, até ao final desta semana o Serviço SolSal – Serviço de Apoio à Família está a promover junto da comunidade educativa a campanha “Mãos que se Multiplicam”, esperando recolher vários géneros alimentares. No jantar de Natal da comunidade educativa, o diretor Pe. Sebastião Coelho convidou a viver o verdadeiro Espírito de Natal e a converter a troca de presentes habitual por ajudas para os cabazes de Natal a entregar às mais de 200 famílias acompanhadas pelo Serviço SolSal e pelo Bazar Solidário da Paróquia.

Na Escola Salesiana do Funchal está também a decorrer desde o início do mês de dezembro uma campanha de solidariedade com objetivo oferecer um pouco mais de conforto às famílias mais necessitadas da escola e da zona envolvente. Aos alunos do 1.º ciclo foi pedido que contribuíssem com bens de primeira necessidade para a higiene pessoal. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos trouxeram bens alimentares de uma lista solicitada pela escola.

Alunos, professores e funcionários dos Salesianos de Lisboa foram convidados a colaborar com donativos para a Campanha de Natal a favor de famílias carenciadas. Em articulação com o Serviço Social dos Salesianos de Lisboa, foram estudadas as principais necessidades e feita uma lista distribuída às várias turmas e grupos. Produtos de higiene, bens alimentares, produtos para bebés estão a ser entregues na escola até ao dia 16 de dezembro. Terminada a Campanha, os produtos recolhidos serão entregues às famílias sinalizadas.

Leia também  Itália, Formação Salesiana: Sete dias em Turim

As 57 turmas dos Salesianos de Manique foram convidadas a realizar um Cabaz de Natal, com produtos alimentares não perecíveis, de acordo com as características de cada família (número de elementos, idades, géneros, restrições alimentares) que lhes seja atribuída, devendo adaptar o cabaz o melhor possível à família que vão apoiar, tendo em consideração as características de cada família. A Campanha está a decorrer desde o dia 21 de novembro e irá terminar na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro. Os Cabazes de Natal serão distribuídos às famílias nos dias 21 e 22 de dezembro.

Em Mirandela a Campanha de Natal de recolha de bens vai reverter a favor das famílias dos utentes da Casa de Acolhimento de crianças e jovens e da população mais carenciada nas oito paróquias confiadas aos Salesianos. A par desta ação os Salesianos de Mirandela também vão apoiar os estudantes dos PALOP do Campus de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança com a distribuição de vestuário.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora de Mogofores, com a ajuda da Loja Social da Paróquia e do grupo de jovens da paróquia que vai participar na JMJ Lisboa 2023, estão a recolher bens alimentares, vestuário e prendas. A distribuição de presentes na celebração de Natal é uma tradição no Santuário. Os paroquianos podem contribuir entregando os seus donativos nas Eucaristias das 12 e das 18 horas nos quatro domingos do Advento ou de segunda a sábado diretamente na Pastoral, nos pórticos do Santuário.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Salesianos do Porto também promoveu uma campanha de recolha de bens alimentares. Os cabazes vão beneficiar as famílias carenciadas das várias valências da obra, escola, Centro Juvenil e do Centro dos Antigos Alunos dos Salesianos.

Artigos Relacionados