Escola Salesiana do Funchal vence projeto da iniciativa “Jovens em participação”

A app “Funchal – Uma Cidade Inteligente” dos alunos dos Salesianos do Funchal foi o projeto vencedor do “Jovens em Participação”. Uma iniciativa destinada a alunos dos 2.º e 3.º ciclos, desenvolvida pelo município do Funchal, com o intuito de promover a cidadania dos jovens nas questões do poder local.

Dez mil euros será o montante disponibilizado pela autarquia à Escola Salesiana do Funchal para o desenvolvimento do projeto. A apresentação, discussão e votação dos projetos decorreu no dia 10 de maio, na Sala da Assembleia Municipal.

A aplicação vai centralizar informação útil sobre mobilidade e transportes, turismo, eventos e serviços de emergência. O projeto vai receber uma verba de 10.000 euros do orçamento próprio da iniciativa “Jovens em Participação” e será desenvolvido pelos alunos com o apoio dos técnicos da câmara municipal madeirense.

“Jovens em Participação” é um projeto da Câmara Municipal do Funchal, que procura sensibilizar os mais jovens para as questões do poder local, estimulando o pensamento crítico, mediante a apresentação de propostas de interesse para o Município e para a comunidade educativa em que estão inseridos. De acordo com a autarquia, trata-se de “uma espécie de Orçamento Participativo, desenvolvido nas escolas”.

O projeto dos alunos salesianos concorreu com outros quatro projetos de outras escolas do Funchal: Externato Apresentação de Maria, “WC Canino”; Escola Ângelo Augusto da Silva – “FunchalMusa – Concurso de Grupos Musicais Estudantis”; Escola Eduardo Brazão de Castro, “Intergeração+” e Escola Horácio Bento Gouveia, “Parque Desportivo Inclusivo”.

Artigos Relacionados