Equipa dos Salesianos de Lisboa vence 12.ª edição do CanSat Portugal

Equipa dos Salesianos de Lisboa vence 12.ª edição do CanSat Portugal

A Missão A.S.T.R.O dos Salesianos de Lisboa venceu 12.ª edição do CanSat Portugal, o concurso organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia que promove a experiência prática num projeto espacial de pequena escala, através da criação de microssatélites do tamanho de latas de refrigerante.

Com organização da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Agência Espacial Europeia (ESA), o CanSat Portugal é uma prova nacional em que alunos do ensino secundário de todo o País projetam e constroem um modelo funcional de um microssatélite com as dimensões de uma lata de refrigerante.

Durante quatro dias, 104 alunos e professores, de 13 escolas de todo o País, participaram na 12.ª edição do CanSat. De 1 a 4 de maio, a ilha de Santa Maria, nos Açores, acolheu as 16 equipas que apresentaram os seus projetos perante o júri.

Cada microssatélite teve que cumprir duas missões obrigatórias, uma missão primária e uma missão secundária criativa. A prova consiste no lançamento dos microssatélites a 1.000 metros de altitude e no cumprimento da missão primária, com medição da temperatura do ar e da pressão atmosférica e transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo, e posterior análise e organização em gráficos para serem apresentados ao júri. Os CanSat integram todos os sistemas base de um satélite num volume reduzido: antena emissora, bateria e sensores. Os alunos são ainda responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

Como missão secundária, a Missão A.S.T.R.O propôs testar um interface com quatro ecrãs para permitir ver como o satélite se movia em todos os eixos do movimento.

Leia também  Alunos de Mogofores distinguidos com o Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa

A equipa HermeSat, também de alunos dos Salesianos de Lisboa, chegou igualmente ao final da prova nacional. A missão do HermeSat foi desenvolver um satélite que combina fotografia aérea, inteligência artificial e voo controlado, destinado a orientar o microssatélite para um local seguro, usando um algoritmo para reconhecer habitações, rochas, superfícies de água e outros tipos de terreno.

Vencedores vão participar no “Space Engineer for a Day”

O microssatélite A.S.T.R.O dos Salesianos de Lisboa foi o vencedor na 12.ª edição da prova. Os vencedores vão participar no “Space Engineer for a Day” (Engenheiro Espacial por um Dia) no no European Space Research and Technology Centre (ESTEC), em Noordwijk, nos Países Baixos, no final de junho de 2025, a convite da ESA. De 18 a 20 de junho, juntamente com os outros vencedores das provas nacionais eruopeias, os alunos dos Salesianos de Lisboa vão poder contactar com os engenheiros espaciais da Agência Europeia.

Esta foi a segunda vez que os Salesianos de Lisboa venceram o concurso. A escola salesiana participa no CanSat Portugal há vários anos. Em 2023, duas equipas dos Salesianos de Lisboa chegaram à final do concurso. No ano passado, o satélite HermeSat dos alunos dos Salesianos de Lisboa venceu a prova.

Fotografias: Ciência Viva

Artigos Relacionados