CanSat Portugal 2023: Alunos dos Salesianos de Lisboa levaram dois satélites à final do concurso

Duas equipas dos Salesianos de Lisboa chegaram à final do concurso CanSat Portugal, projeto educativo do European Space Education Resource Office Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia.

Entre os dias 26 e 30 de abril, decorreu em Ponte de Sor, Portalegre, a final nacional da 10.ª edição do CanSat Portugal. Com organização da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Agência Espacial Europeia, o CanSat Portugal é uma prova nacional em que alunos do ensino secundário de todo o País projetam e constroem um modelo funcional de um microssatélite com as dimensões de uma lata de refrigerante.

Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

Cada satélite tem que cumprir uma missão primária, que implica a medição da temperatura do ar, pressão atmosférica e a transmissão por telemetria, a cada segundo, dos parâmetros medidos para a estação terrestre; e uma missão secundária, definida por cada equipa.

Duas equipas dos Salesianos de Lisboa marcaram presença na final com os satélites “CanACork” e “Hermesat”.

Equipa “CanACork” dos Salesianos de Lisboa
Elementos da equipa “HermeSat”

O “CanACork”, da equipa constituída por Carolina McVey, Duarte Cruz, Manuel Tenazinha, Maria Pagará, Marta Silva e Vicente Santos, tinha como objetivo a análise do potencial da utilização de cortiça na criação de satélites com menor impacto ambiental e recuperação de desperdícios energéticos.

O “HermeSat”, satélite desenvolvido por Afonso Martins, António Nunes, Joana Teixeira, João Bessa, Sofia Dias e Teresa Varandas, propôs-se analisar o impacto na aterragem da utilização de um sistema de amortecimento apoiado por uma “almofada” magnética e sua possibilidade de utilização em outros planetas como forma de otimização de futuros sistemas de “aterragem”.

Leia também  Escuteiros do 75 Estoril distribuem refeições

Os alunos, orientados pelos professores Filipa Monteiro, Rui Costa e Rui Dias, viveram cinco dias de intenso trabalho e cooperação, quer no seio das suas equipas quer entre equipas, procurando afinar ao máximo todos os pormenores para o sucesso das missões.

No último dia, em nome do júri, o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, anunciou os vencedores entre as 15 equipas. Para além do prémio principal, atribuído à equipa “EDER SAT”, da Escola Secundária José Saramago de Mafra, que irá representar Portugal na European CanSat Competition, foram entregues outros prémios. O “HermeSat” foi distinguido com a atribuição de uma Menção Honrosa.

Sendo esta uma edição especial, a comemoração da 10.ª edição, foram também apresentadas as missões científicas extraconcurso, especialmente preparadas para este evento, levadas a cabo pela equipa do júri, pelos membros da equipa técnica e de apoio ao Cansat, e por uma equipa de professores que integrou os professores dos Salesianos de Lisboa Rui Costa e Rui Dias. Foram momentos lúdicos em que se promoveram aprendizagens e se demonstrou o potencial das missões CanSat.

Fotografias: ESERO

Artigos Relacionados