Alunos de Mogofores distinguidos com o Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa

O Município de Anadia distinguiu os alunos do concelho com melhor aproveitamento escolar com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa. Nove alunos dos Salesianos de Mogofores foram premiados.

No dia 11 de março o Município de Anadia distinguiu os alunos do concelho com melhor aproveitamento escolar no ano letivo 2020-2021, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa. A cerimónia decorreu no Cineteatro Anadia e foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que, no seu discurso, felicitou os alunos distinguidos, desejando que este prémio seja “um incentivo para que façam mais e melhor e para que nunca desistam”.

Nove alunos dos Salesianos de Mogofores foram distinguidos: no 2.º ciclo do Ensino Básico, o 1.º prémio foi atribuído a Francisca Letícia Ferreira, com duas menções honrosas para Pedro Afonso de Bastos e Inês Aguiar Ferraz; no 3.º ciclo, o 1.º prémio foi para Nelson Rocha Ramos, com duas menções honrosas para Sara Correia Santiago e Ana Raquel dos Santos; e no Ensino Secundário, o 1.º prémio foi para Inês Marques Cerca, e duas menções honrosas para Beatriz Neto Tomé e Diana Vitória da Cunha.

Manuel Rodrigues Lapa (1897-1989) nasceu em Anadia a 22 de abril. Filólogo, Professor Universitário na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi autor de estudos sobre poesia medieval, para além de outros estudos que ficaram como marcos de referência obrigatória e a obra fundamental “Estilística da Língua Portuguesa” (1945). Foi diretor do jornal “O Diabo”, da revista Seara Nova e da coleção “Textos Literários” da mesma editora.

O prémio foi criado em 1996 pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com um duplo objetivo: homenagear o filólogo anadiense e distinguir os alunos das escolas do concelho de Anadia com melhor aproveitamento escolar, no final dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

Leia também  Manique: Festa da Família junta famílias das paróquias

Fotos: Município de Anadia

Artigos Relacionados