“Don Bosco Global Youth Film Festival”: 110 filmes chegam à final nos dias 18 e 19 de novembro

Festival “Don Bosco Global Youth Film Festival” recebeu 1.686 filmes. Na final, nos dias 18 e 19 de novembro, serão exibidos em duas sessões os 110 filmes selecionados.

Aproxima-se o “Don Bosco Global Youth Film Festival” e 110 filmes de todo o mundo chegam à final nos dias 18 e 19 de novembro. O evento vai decorrer em Turim, ao mesmo tempo que em todo o mundo as presenças salesianas farão vários eventos locais.

Todos poderão assistir à transmissão ao vivo pelo site oficial do festival – www.dbgyff.com – que, entre vários destaques, também transmitirá as cerimónias oficiais de Turim, e em particular a abertura, na quinta-feira, 18 de novembro, e o anúncio dos vencedores, na sexta-feira, 19 de novembro.

A cerimónia final, na sexta-feira, 19 de novembro, vai decorrer no Teatro Grande de Valdocco às 18 horas em Itália, 17 horas em Lisboa, e terá a presença do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime; do Diretor do Festival, Pe. Harris Pakkam; e de vários convidados.

Um total de 1.686 curtas-metragens chegaram ao “Don Bosco Global Youth Film Festival” nas categorias de curta-metragem até 10 minutos, curta-metragem até 1 minuto, curta-metragem de animação até 10 minutos, curta-metragem de animação até 1 minuto e vídeo musical até 1 minuto. Quinta e sexta-feira, 110 filmes chegam à final.

Tal como era objetivo da organização, a primeira edição do “Don Bosco Global Youth Film Festival” será um evento global com o envolvimento de milhares de jovens de todo o mundo. E, também como pretendido, não exclusivo aos jovens ligados aos salesianos e independentemente da religião professada.

O festival recebeu participações de 116 países de todo o mundo, sendo os cinco países com maior número de participações a Índia, o Irão, a Itália, os Estados Unidos da América e o Brasil, incluindo também participações, por exemplo, de Timor-Leste, do Uganda, do Paquistão, da Arménia, de Marrocos ou de Hong Kong.

Leia também  Musicentro dos Salesianos de Lisboa no centro certo

A ideia de um festival mundial capaz de envolver milhares de jovens de todo o mundo partiu diretamente do Reitor-Mor dos Salesianos, que já tinha começado a esboçar o projeto durante o seu primeiro mandato à frente da Congregação (2008-2014), e que o retomou ainda mais motivado pela pandemia do novo coronavírus, que demonstrou que a humanidade precisa da energia e do olhar esperançoso dos jovens.

O tema do festival é “Movido pela esperança”, um tema que o Reitor-Mor espalhou pelo mundo através do Lema da Família Salesiana para o ano de 2021.

O evento vai ser transmitido ao vivo no Facebook dos Salesianos. Acompanhe.

Artigos Relacionados