“Don Bosco Global Youth Film Festival”: Salesianos criam festival de cinema jovem

Salesianos criam festival de cinema para jovens de todo o mundo com 100 mil euros a atribuir em prémios.

Um festival de cinema salesiano mundial, um projeto único no género para envolver os jovens em nível global, por meio da produção de curtas-metragens, numa grande iniciativa de protagonismo juvenil, partilha artística e de valores – este é o “Dom Bosco Global Youth Film Festival”, que vai realizar-se nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, em centenas de lugares diferentes e em todos os fusos horários de 134 países à volta do mundo.

Será uma verdadeira “festa do cinema” para jovens, organizada por jovens e com os jovens. Qualquer pessoa com menos de 30 anos poderá participar, independentemente da religião, frequente ou não uma presença salesiana, embora, obviamente, seja principalmente por meio destas que se pretende incentivar a maior participação possível.

A ideia de um festival mundial, capaz de envolver milhares e milhares de jovens de todo o mundo, veio diretamente do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, que começou a pensar no projeto no mandato anterior e viu uma boa oportunidade agora, na pandemia, momento em que a humanidade precisa da energia e do olhar esperançoso dos jovens.

O festival terá como tema o Lema do Reitor-Mor para 2021, “Movidos pela Esperança”, e prevê três categorias nas quais jovens de todo o mundo podem inscrever seus trabalhos: curtas metragens, animações e vídeos musicais.

Para incentivar ainda mais a participação, o Dicastério para a Comunicação Social estabeleceu recompensas substanciais aos vencedores, 100 mil euros em prémios.

Os vencedores serão escolhidos por três júris de categoria, compostos por personalidades do mundo do cinema, ícones juvenis e autoridades do universo salesiano.

“Trata-se de uma iniciativa que compreende os numerosos objetivos do Programa do nosso Dicastério para este sexénio – explicou o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes. É uma proposta de comunicação na perspetiva educativa pastoral, uma forma de estar ativamente presente no mundo digital com uma clara identidade salesiana, anunciando a Boa Nova e a mensagem da Lema de 2021. Além disso, a ação promove o diálogo educativo e criativo para evangelizar os jovens no seu ambiente digital; promove o protagonismo dos jovens na construção de um mundo melhor; e desenvolve sinergias entre salesianos e jovens, tanto local como globalmente”.

Leia também  Ucrânia: Continuemos a apoiar

Outra iniciativa interessante neste sentido é envolver os jovens que frequentam os círculos salesianos como “embaixadores da esperança”, para que possam promover a ideia do festival entre os seus pares e, assim, contribuir para a difusão da mensagem que ele quer oferecer.

“O DBGYFF é verdadeiramente o primeiro evento do género – explica o P. Harris Pakkam, coordenador da iniciativa. É um festival mundial para que os jovens cineastas possam expressar os seus talentos e contribuir para o bem comum. Queremos oferecer-lhes um ponto de encontro atraente, para garantir que se possam informar, aprender, divertir-se e compreender o mundo e os valores que os ajudam a viver bem”.

Por se tratar de um festival difundido em todo o mundo, o papel da plataforma https://www.dbgyff.com é fundamental e representa muito mais do que o simples “site do festival”. Na verdade, os cineastas aspirantes encontrarão todas as informações e recursos necessários em cinco línguas (inglês, italiano, espanhol, francês e português), administrarão a fase de envio dos vídeos, poderão acompanhar o andamento dos trabalhos, verificar a atividade do juri e, no final do festival, assistir a todos os vídeos.

O DBGYFF quer ser um evento anual, um festival de cinema com relevância mundial e um evento mediático de grande importância, atraindo o maior número de participantes e espetadores, no maior número de países possível.

A fase de inscrição começa a 24 de julho e decorre até 30 de setembro de 2021.

Todas as informações em https://www.dbgyff.com/pt/index.html

Artigos Relacionados